Como ler notas astrológicas

Como ler notas astrológicas

By | 2018-04-01T23:32:29+00:00 sexta-feira, 30 mar 2018|Teoria|0 Comentários

Aqui no site da Saturnália encontrará notas astrológicas sobre diferentes posicionamentos planetários. Por exemplo, Lua em Escorpião, Mercúrio em Áries, Vênus em Touro… Para lê-las é preciso distância e ponderação crítica.

A distância pede para que nunca se tome como exemplo. Noto que às vezes, ao não se identificar com o texto, o leitor corre o risco de, apressadamente, rasgar a interpretação como se a nota fosse falsa, não correspondendo com a realidade. Ou, ainda, como se tratasse de um tratado sobre a verdade, sobre a sua própria verdade. Acontece que trata-se apenas de uma nota astrológica e não uma análise pormenorizada sobre a carta astral de alguém. Além disso, nem todos os posicionamentos astrológicos identificam o nativo. Por exemplo, uma pessoa nasceu sob o Sol em Touro mas o posicionamento que melhor a identifica é Saturno em Sagitário. A pessoa nasceu sob o Sol em Peixes, mas é a Vênus em Áries quem responde por sua identidade. Nem sempre o mesmo sintoma (posicionamento astrológico) encaminha para o mesmo diagnóstico (temperamento/caráter). Discernir este pilar teórico abrirá portas da compreensão.

Vale lembrar também que as notas são sobre o Céu, não sobre pessoas, mesmo que biografias sejam tomadas para ilustrar aspectos do posicionamento. O distanciamento crítico é necessário. Na tradição astrológica, é comum ver o astrólogo tecer comentários sobre posicionamentos astrológicos à medida de sua experiência e estudo. Deste modo, aos poucos, edifica-se um vasto e profundo repertório para quem pesquisa, estuda e compartilha astrologia. Também é da tradição deste tipo de escrita, a síntese, o uso da hipérbole e da imagem – são recursos para registro mnenônico e, no caso do Saturnália, a escolha de um caminho estético (a poética no lugar do conceito).

Também devo dizer que as notas astrológicas do Saturnália não querem substituir a tradução do mapa astral feita por um astrólogo. Este espaço da leitura particular é insubstituível, extraordinário e sagrado. O astrólogo, diante da sua carta astral, é quem ponderá polir, ponderar, encantar, decantar e acrescentar facetas à leitura. O ofício da tradução do céu particular é uma arte sacra. Já a ponderação crítica requer que entenda que quando escreve-se uma nota astrológica, a mesma é isolada de outros elementos da carta, o que a torna, muitas vezes, incorpórea, fogo-fátuo, descontextualizada, mas não sem espírito e importância.

As notas astrológicas do Saturnália (também conhecidas como Notas de Um Livro Ainda Sem Título) erguem-se na web como um espaço de socialização do conhecimento da tradição astrológica e da minha experiência em particular, a que, como qualquer outra, tem suas limitações e segredos. Conto com sua participação, crítica, generosidade, depoimento e senso de humor.

Sobre o Autor:

Saturnália - Astrologia & Cidade. Saturnália - Escola de Astrologia.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.