Glossário Astrológico

Glossário Astrológico

By | 2020-05-02T09:11:19-03:00 sexta-feira, 24 mar 2017|Glossário|2 Comentários

ASCENDENTE – Ascendente é o ponto (grau e minuto) do signo que nasce, ASCENDE, no horizonte leste (onde nasce o Sol) visto de um determinado local, no exato momento em que se vem ao Mundo. Este ponto é chamado, pela tradição, de ASCENDENTE ou horóscopo.
É um dos ângulos do mapa, assimo como o Meio-Céu (casa 10), o Descendente (casa 7) e o Fundo-do-Céu (casa 4).
O Ascendente é o nome que se dá a porta da Casa 1.
Testemunha sobre a aparência, corpo, vitalidade, temperamento, sorte e destino. O Ascendente anuncia à cidade sob qual sorte inicia determinado destino, vida, biografia.
Certamente você se identifica com o seu signo ascendente.
O planeta regente do signo ascendente, assim como o Almutem do Ascendente, também testemunham sobre a aparência, corpo, vitalidade, temperamento, sorte e destino.
O Ascendente também é chamado de Leme, Levante ou Nascente. Adoro chamar o Ascendente de Levante.

ASPECTO –  é o tipo de diálogo que um planeta (ator) trava com outro planeta (ator) no palco dramático que é a Terra-Céu. O site Saturnália faz uso dos aspectos clássicos, dos diálogos clássicos, ditos ptolomaicos (de Ptolomeu), são eles:
Conjunção (zero grau, quando um astro está alinhado a outro astro; os atores, cada um fala com a sua própria voz e tom, porém, afinados, em uníssono; vale lembrar que a conjunção não é um aspecto, a rigor);
Sextil (quando um planeta está distante de outro a 60 graus; diálogo relativamente harmônico já que em signos com qualidades primitivas semelhantes, por exemplo, Áries e Gêmeos, ambos quentes, ativos, masculinos; ou Touro e Câncer, ambos frios, receptivos, femininos; o sextil ocorre entre elementos semelhantes, Fogo-Ar, Terra-Água); tem natureza venusiana;
Quadratura (90 graus; diálogo tenso porque em ângulo reto; por exemplo, Áries e Câncer, Fogo e Água, temperamentos absolutamente opostos, o primeiro Quente e Seco, o segundo, Frio e Úmido; no entanto, a quadratura Áries e Capricórnio, entre o Fogo e a Terra, ambos guardam a qualidade primitiva que é a secura); aspecto de natureza marcial;
Trígono (120 graus; diálogo harmônico porque ocorre entre signos do mesmo temperamento; por exemplo, Áries e Leão, Touro e Virgem, Escorpião e Peixes…); aspecto de temperamento jupiteriano;
Oposição (180 graus de distância de um planeta a outro; diálogo de enfrentamento, cara a cara, olho no olho, entre os signos opostos); aspecto de natureza saturnina;
Ainda a de se considerar, é claro, os planetas envolvidos, seus atributos e caráter. ASPECTOS/DIÁLOGOS é um assunto complexo, repleto de nuances.

CAZIMI – Em árabe, Cazimi quer dizer: ‘no coração do sol’. É quando um planeta se vê até 16 minutos distante Sol, escapando assim da aflição da combustão. É mais uma das situações dramáticas possíveis com o Sol. Estar cazimi é equivalente estar no olho do furacão. É estar no centro do fogo sem se queimar. Para os alquimistas-metalúrgicos, um momento de purificação do espírito e do sangue do metal. Todo errante que chega no coração do Sol banha-se de luz.

COMBUSTÃO – Um planeta está combusto quando está próximo do Sol. A combustão acontece quando um planeta está entre 16 minutos até 3 graus (segundo alguns até 5 ou 8 graus), antes ou depois do Sol – apenas o Cazimi o tira dessa condição. E, como o nome diz, o astro é queimado pelo Sol, carbonizado, deixando-o aflito, frito, tenso e eclipsado pela luz solar. Este conceito é utilizado em todas as práticas da Astrologia: natividades, horária, eletiva e mundana. A combustão é uma das situações dramáticas que o Sol impõe aos demais planetas. As outras são o ‘cazimi’ e ‘sob os raios’.

DIGNIDADES PLANETÁRIAS – Domicílio, Exaltação, Exílio, Queda, Peregrino –
Segundo a tradição, um planeta em seu DOMICÍLIO ou trono, é como um rei governando sem conselheiros, simplesmente porque não precisa deles para governar. Um planeta na sua EXALTAÇÃO, é como um rei governando com brilho intenso, paixão acesa, enquanto é hospedado com pompas e circunstâncias em reino aliado – o planeta exaltado obedece ordens de seu anfitrião, mas pela autoridade que é contemplado, parece que é quem manda. Planeta em EXÍLIO é um rei que recebe asilo num país muito diferente do seu, é bem tratado, mas não é o seu reino, sente-se um peixe fora d´água. Um astro em QUEDA é como uma torre caindo, caindo, caindo… Há ainda o planeta PEREGRINO, sem lenço nem documento, atravessando o mundo à sua própria sorte. Para que se tenha um planeta peregrino é preciso que o mesmo não tenha virtude alguma, isto é, nem por domicílio, exaltação, triplicidade, termo e/ou face. Depois publico mais detalhes sobre triplicidade, termo e face.
Confira as dignidades segundo a Tradição:
Saturno – domicílio: Capricórnio e Aquário; exílio: Câncer e Leão; exaltação – Libra; queda – Áries
Júpiter – domicílio: Sagitário e Peixes; exílio: Gêmeos e Virgem; exaltação: Câncer; queda: Capricórnio
Marte – domicílio: Áries e Escorpião; exílio: Libra e Touro; exaltação: Capricórnio; queda: Câncer
Sol – domicílio: Leão; exílio: Aquário; exaltação: Áries; queda: Libra
Vênus – domicílio: Touro e Libra; exílio: Escorpião e Áries; exaltação: Peixes; queda: Virgem
Mercúrio – domicílio: Gêmeos e Virgem; exílio: Sagitário e Peixes; exaltação: Virgem; queda: Peixes
Lua – domicílio: câncer; Exílio: Capricórnio; exaltação: Touro; queda: Escorpião

ECLÍPTICA – A Estrada do Sol – O Sol, em seu movimento aparente, anda por uma estrada celeste. Essa estrada é chamada de eclíptica. E é nessa estrada que estão nomeados os 12 signos do Zodíaco.
O Carro-do-Sol leva 365 dias para percorrer a estrada toda. E o Sol faz este movimento de forma regular, constante, sem solavancos. Em média um passo por vez, um passo por dia, passo a passo. Por isso o Sol ganha os atributos de constância e previsibilidade – O Sol, O-Que-Vê-O-Amanhã. A eclíptica encontra-se declinada em relação ao equador celeste 23 graus e 27 minutos.

FORTUNA

Para calcular a Parte da Fortuna é simples. Se você nasceu de dia, meça a distância do Sol à Lua. O resultado você projeta no Ascendente. Pronto, aí encontra-se a Fortuna.
Caso tenha nascido de noite, meça a distância da Lua ao Sol, o resultado, projete no Ascendente. Pronto, aí está a Fortuna. A Parte da Fortuna, jamais Roda da Fortuna.
Chamamos de Parte da Fortuna exatamente para diferenciar da Roda da Fortuna, do arcano do tarot. E também porque é assim que a tradição chama essa parte da sorte.

Exemplo:

nascimento diurno: Sol a 10 do Escorpião, Lua a 10 de Peixes, Ascendente a 5 do Touro.
Distância do Sol à Lua: 120 graus.
Projetando no Ascendente 5 do Touro = Fortuna a 5 de Virgem.

nascimento noturno: Sol a 10 do Escorpião, Lua a 10 de Peixes, Ascendente a 5 de Touro.
Distância da Lua ao Sol: 240 graus.
Projetando no Ascendente 5 de Touro = Fortuna a 5 de Capricórnio.

A Parte da Fortuna, também chamada de Lote da Fortuna, é também chamada de ascendente da Lua.
A Fortuna testemunha sobre a sorte do nativo quanto à sua vida pública, corpo, vitalidade e finanças.
Seguindo Manílio, podemos recontar o mapa a partir da Fortuna. Basta tomar a Fortuna como Ascendente e redesenhar o mapa.

ORDEM CALDAICA – é a ordem dos planetas nas esferas, do mais lento ao mais rápido: Saturno – Júpiter – Marte – Sol – Vênus – Mercúrio – Lua.

PEREGRINO – Um planeta está peregrino quando anda em território que não lhe dá domicílio, exaltação, triplicidade, termo, face, queda e/ou exílio.
Quando um planeta transita lugar que nem o dignifica nem o deteriora, encontra-se peregrino, errando sem sentido pelo mundo.
Um planeta peregrino é como uma pessoa que não sabe de onde veio, nem sabe para onde vai, não estabelecendo vínculo com o lugar que transita, muito menos entre o ontem e o amanhã. É tido como uma debilidade.

QUEDA – Todo planeta no seu transitar encontra seu lugar de Queda: território que lhe reserva o tombo, o baque, o chão. Em outras palavras, o planeta encontra dificuldades para realizar satisfatoriamente a sua função essencial. O lugar de Queda é sempre o oposto do lugar de Exaltação. Sol tem sua queda em Aquário, a Lua em Escorpião, Mercúrio em Peixes, Vênus em Virgem, Marte em Cancer, Júpiter em Capricórnio e Saturno em Áries.

SEITA OU SECT – Há duas seitas ou times. A seita ou o time do Sol, a seita ou o time da Lua. Nascimentos de dia, o mapa é diurno, isto é, da seita do Sol. Nascimentos noturnos, o mapa é noturno, isto é, da seita da Lua. Planetas se dividem entre estes dois times: Júpiter e Saturno são do time do Sol; Marte e Vênus são do time da Lua. Mercúrio é da seita do Sol se oriental, da seita da Lua, se ocidental. Então, se em mapa diurno, Júpiter e/ou Saturno estiverem no hemisfério diurno, isto é, no hemisfério onde está o Sol, dizemos que são planetas que estão em SEITA. Em mapa noturno, isto é, com o Sol abaixo da linha do horizonte, a Lua, Marte e Vênus estiverem no hemisfério contrário ao Sol, dizemos que estão em SEITA. Não confundir a Seita do Mapa com a Seita dos Planetas. Por exemplo: um mapa noturno é da Seita da Lua, mas Júpiter e Saturno podem estar em seita se estiverem no mesmo hemisfério do Sol, embora contrários ao Sect da carta. A Seita é uma dignidade acidental: planeta maléfico em Seita trabalha transpondo obstáculos, por exemplo. Planetas em Seita é como jogadores que, juntos, são imbatíveis, jogando a favor do time. Jogadores fora de seita, fazem gol contra.

VIA COMBUSTA – A Via Combusta compreende a seguinte faixa do céu: 15 de Libra a 15 de Escorpião. Região, como diz o nome, quente, inflamável, explosiva.
Quando Paul Walker, ator de “Velozes e Furiosos”, se acidentou, morrendo carbonizado, a Lua transitava na Via Combusta.
Quando no auge das manifestações políticas no Brasil, em junho de 2013, onde as ruas foram tomadas por uma insatisfação violenta, purulenta, porém genuína, a Lua transitava a Via Combusta.
Dia 13/08/2014, quando Marte na Via Combusta ascendia no horizonte leste de Santos, o avião que levava o candidato à presidente Eduardo Campos, explodiu.
Via Combusta, a Via do Fogo – 15 de Libra a 15 de Escorpião.

 

___________________

Toda arte, todo saber, tem o seu próprio jargão.
Mas jargões astrológicos são falados entre os estudantes e praticantes da Astrologia. Não se trata de gostar ou não do jargão, mas sim, de conhecê-los. E todo jargão é para resumir o assunto. Aplicá-lo ou não de forma indistinta sem contexto e profundidade, é uma tolice, não uma rebeldia.

 

Sobre o Autor:

Saturnália - Astrologia & Cidade. Saturnália - Escola de Astrologia. Ensino e pesquisa.

2 Comentários

  1. Jucivânia Pinheiro 05/03/2020 em 11:59 - Responder

    Então a Combustão so acontece com o sol + qualquer outro planeta, correto?

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.