O que é Lua Vazia ou Fora de Curso

O que é Lua Vazia ou Fora de Curso

By | 2018-03-29T18:48:08-03:00 sexta-feira, 29 mar 2013|Teoria|0 Comentários

Lua Fora de Curso ou Lua Vazia de Curso, segundo a Astrologia Helenística, é quando, dentro de uma noite e um dia, a Lua não faz conjunção ou aspecto com outro planeta, seja o aspecto aplicativo (isto é, quando planeta mais rápido se aproxima de outro mais lento), partil (quando os planetas envolvidos fazem aspecto exato) ou separativo (como o nome mesmo diz, quando a Lua, no caso, se separa de outro planeta).

Uma noite e um dia equivalem a 13 graus na roda do zodíaco, isto é, a 13 passos da Lua. Na prática, a Lua estará “fora de curso” se não fizer aspecto dentro de uma orbe de 13 graus, tanto aspecto aplicativo quanto separativo, independentemente de a Lua mudar de signo ou não.

Os aspectos considerados são os chamados ptolomaicos: sextil (60 graus), quadratura (90 graus), trígono (120 graus), oposição (180 gaus) e mais a conjunção (0 grau) que, a rigor, não é chamado de aspecto. A Lua Vazia de Curso, segundo a astrologia helenística, é muito rara de acontecer, portanto. Quando acontece, o nativo é lançado no mundo à sua própria sorte, é uma espécie de Macunaíma.

O conceito da Lua Vazia de Curso também é utilizado pela Astrologia Horária, prática astrológica que responde a perguntas (se não há pergunta, não há Astrologia Horária, muito menos Lua Fora de Curso). Dentro desta prática, a Lua Vazia de Curso é aquele tempo no qual a Lua não faz aspecto enquanto muda de um signo a outro. Difere do conceito anterior, helenístico.

A Astrologia Eletiva, a que escolhe data e hora para início de determinada empresa (cirurgia, abertura de negócio, viagem, etc), também faz uso deste conceito. Se não há evento desejado ou requerido, não há Astrologia Eletiva, muito menos Lua Fora de Curso. Tanto nesta prática, quanto na Horária, aspectos separativos e aplicativos são considerados.

Mas com qual conceito são feitas as tabelas da Lua Fora de Curso?

Nestas tabelas, a Lua Fora de Curso é localizada entre o último aspecto partil (exato) e o próximo, enquanto a Lua muda de um signo a outro. É com este conceito que as tabelas de Lua Fora de Curso são feitas. Desconsideram aspectos aplicativos e separativos, isto é, conceitos tradicionais da prática astrológica. Confesso que não entendo a omissão.

A Saturnália – Escola de Astrologia, em astrologia das natividades, segue o conceito helenístico.

Sobre o Autor:

Saturnália - Astrologia & Cidade. Saturnália - Escola de Astrologia.

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.