Por que Saturno alegra-se em Aquário?

Por que Saturno alegra-se em Aquário?

By | 2018-03-25T20:30:30+00:00 terça-feira, 20 fev 2018|Planetas, Teoria|0 Comentários

Dorotheus de Sidon diz: “Saturno alegra-se ao chegar a Aquário, Júpiter a Sagitário, Marte a Escorpião, Vênus a Touro e Mercúrio a Virgem”. (Carmen Astrologicum, Capítulo 1, sobre planetas e suas regências)

Sempre me intrigou a frase “alegra-se ao chegar a…”, o que me faz pensar no trajeto que o planeta teve que fazer, o que viveu, o que atravessou, o que sofreu, para poder, enfim, alegrar-se num signo ou em outro.

Saturno, por exemplo, ao chegar a Aquário, deixa para trás Capricórnio, lugar onde também tem morada, seu lar noturno. Aquário é a residência diurna do deus do Tempo. Saturno quando chega em Aquário deixa a noite para trás.

Capricórnio, além de ser uma das casas de Saturno, também é signo que exalta Marte, a potestade da guerra. Então, quando Saturno chega a Aquário, de algum modo, o tempo desapega-se da atenção beligerante e da coleção de inimigos que fez. Sem falar da disputa mítica que trava com Júpiter, já que em Capricórnio é o lugar da Queda deste último.

O Aguadeiro, diferentemente da Cabra, não exalta nenhum outro planeta.

Capricórnio é da Terra, elemento denso, pesado, plúmbeo. O elemento mais pesado que a Terra somente a Água. Aquário é signo do Ar, leve, sublime, elevado. Saturno de Capricórnio a Aquário realiza uma transformação alquímica, vai da Terra ao Ar, transformando chumbo em pluma.

O Ar, elemento do signo de Aquário, é regido por Saturno, Mercúrio e por Júpiter, segundo Dorotheus. Este é um dos motivos, tecnicamente, que faz com que Saturno em Aquário, se alegre. Além de estar em sua morada diurna, Saturno também está em sua própria Triplicidade.

Aquário também é denominado ser um signo masculino assim como Saturno. Já a Terra, elemento de Capricórnio, é feminina.

Também vale lembrar que, segundo Manílio, Aquário escuta Gêmeos, signo regido por Mercúrio. O Velho escuta o Jovem e vice-versa. Este é outro motivo que explica o senso de humor de Saturno no signo do Aguadeiro.

E, por fim, também segundo Manílio, Aquário enxerga Sagitário, onde Júpiter se alegra. Além de se enxergarem, o que mostra que um percebe a existência do outro, Aquário e Sagitário estabelecem uma relação análoga a uma conversa entre amigos, o sextil. E, assim, por isso, posso imaginar que Saturno em Aquário refaz o seu elo de amizade com Júpiter em Sagitário que, segundo o mito, é seu filho.

Saturno chegará a Capricórnio dia 20 de dezembro de 2017. Em Aquário, Saturno chega no dia 21 de março de 2020. Depois retrograda a Capricórnio, e volta a voltar a Aquário no dia 17 de dezembro de 2020.

Sobre o Autor:

João, 44, estuda Astrologia desde 1992. Criador do site Saturnália - Astrologia & Cidade, agora também Escola de Astrologia. Propõe uma astrologia enraizada nos fenômenos culturais e uma releitura crítica da astrologia antiga. Dedica-se preferencialmente à prática da Astrologia das Natividades. Nestes 26 anos, desenvolve o que chama de Dramaturgia Celeste, astrologia como linguagem, o céu como narrativa.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.