top of page

O gênio de Paulo Leminski

Atualizado: 27 de out. de 2022



Essa imagem foi exibida numa das paredes da exposição Múltiplo Leminski que tomou os espaços do MON - Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), em 2013. A arte é do Julian Serrano Dal´Asta.


O texto:


"Paulo Leminski é um homem de Marte. Marte em Virgem.

Virgo, vírgula, Erígone – signo melancólico da estação colérica.

O Deus da Guerra, Marte, na morada de Mercúrio, o que porta a palavra e seus meios.

Mercúrio tem seu domicílio e gozo em Virgem(1).

Leminski tem Mercúrio em Virgem Santa Maria.


“Se dona Maria soubesse

Que o filho pecava e pecava tão lindo

Pegava o pecado e jogava de lado

E fazia da Terra uma estrela

Sorrindo”

(Filho de Santa Maria, canção de Leminski)


Puta inteligência rara, para bruja, a de Virgem. E não é só Mercúrio. Sol, Júpiter e Vênus também estão com a Dona eu separa o joio do trigo do pensamento enquanto joga com as palavras. Certa vez disse que Paulo era de Mercúrio. Mas não. Errei. Saci, embora Mercúrio seja forte em seu mapa, fundamental, o Senhor da natividade (2) de Paulo é Marte, o deus marcial dos céus que se banha de vermelho. Marte mora no alto do Mundo, mas sedento se joga na Terra quando fareja uma peleja. Marte em Virgem, isto é, no signo de Mercúrio, tem fome de confronto franco e direto através do debate de ideias. O pensamento é o seu ringue, a língua sua espada, a síntese o seu escudo e a inteligência selvagem sua tática (outro faixa-preta de Marte a 27 graus de Virgem e bigodudo, é Friederich Nietzsche). No horizonte, vemos o mar revolto de Peixes e suas ondas utópicas a levantar seres imaginários. Já a Lua é do Escorpião donde o Deus do Ferro tem seu domicílio. Lua víbora, terrível. Saturno está em Câncer, Caranguejo, Escorpião, Peixes – signos da triplicidade da Água que, de noite, é governada por Marte (Leminski nasceu de noite). A Fortuna habita Capricórnio, signo onde o beligerante deus se exalta. Enfim, Paulo Leminski é um homem de Marte.


Em Guerra dentro da Gente, seu único livro infanto-juvenil, diz:


“... cresci com a ideia de que a guerra era a mais nobre atividade a que podia se dedicar o ser humano (...) O homem é, por excelência, um guerreiro. Seus maiores progressos estão na arte de matar e destruir. O amor-antídoto é um milagre cada vez mais raro”.


E de fato, o espírito do texto de Leminski, seja em prosa ou poesia, ensaístico ou biográfico, para TV ou letra de música, tradução ou grafite, não importa o meio escolhido, tem o calor, a gana e a estética de Marte, isto é, seu sangue, sua febre, seu niilismo, sua virilidade, seu banditismo. Paulo Leminski nasceu no dia 24 de agosto de 1944, às 19h10, em Curitiba. Oss!"


P.s.:

1. Gozo aqui não significa júbilo e sim exaltação.

2. Hoje em dia o termo Senhor da Natividade é utilizado para identificar o cálculo do senhor da genitura proposta por Willian Lilly. Aqui estamos equivalendo o termo Senhor da natividade ao Almuten Figurae proposto por Ezra/Zoller. O que importa é indicar o gênio de uma vida e indicar a técnica utilizada.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Marte em Peixes

Três faces de Marte em Peixes

Belchior

Comments


bottom of page