Sobre o signo de Gêmeos

Sobre o signo de Gêmeos

By | 2020-05-01T17:46:23-03:00 domingo, 05 abr 2020|Signos, Teoria|0 Comentários

Gêmeos é o Chico e também o Buarque.

Gêmeos é o nome do terceiro signo do círculo da vida – o Zodíaco.

Gêmeos é o outro nome do terceiro mês da Primavera (Áries Touro Gêmeos). Manílio diz que Gêmeos é o signo da estação do Verão mítico (Gêmeos Cancer Leão). De qualquer modo, todo signo que está localizado no término de uma estação e/ou início de outra, é chamado de signo mutável, comum ou duplo. Signos comuns estão sob o signo da duplicidade.

Gêmeos: macacos pulando de galho em galho; pássaros voando de lado a lado; animais se encontrando para acasalar e conversar.

Os signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes) também são chamados signos duplos. Signos sob o signo da duplicidade ou da dupla informação, geralmente contraditória, ao mesmo tempo. O sim e o não, a noite e o dia, a luz e o breu convivem no mesmo ser, simultaneamente.

Gêmeos é bi.

Capa do álbum do Chico Buarque.

Gêmeos, Libra e Aquário formam a Triplicidade do Ar. Outros chamam a Triplicidade de Elemento. A Triplicidade ou Elemento do Ar tem temperamento Sanguíneo. O Temperamento sanguíneo é Quente e Úmido, orientado a sociabilidade. Gêmeos é de temperamento sanguíneo dentro da estação também de temperamento sanguíneo que é a primavera. Em outras palavras, Gêmeos é o mais sanguíneo dos sanguíneos: volátil, versátil e adaptável.

Gêmeos é um signo masculino, quente ou de polaridade positiva. Os outros signos quentes, sinônimo de ativo, expansivo, direto são Libra, Aquário, Áries, Leão, Sagitário. Contudo, os signo da Triplicidade do Ar são tidos como signos andróginos, porque entre os doze signos são os mais humanos.

O signo oposto a Gêmeos é Sagitário. E vice-versa. Enquanto a atenção de Gêmeos voa de um lado a outro, Sagitário atira sua flecha reta, direta.

O espelho de Gêmeos é o signo de Câncer, é o que chamamos de antíscia. Tanto Gêmeos quanto Caranguejo são bons contadores de história.

O antiespelho de Gêmeos, ou contraantíscia, é o signo de Capricórnio. Gêmeos, o signo d´Os Irmãos, não comprende a natureza séria e autodeterminada de Capricórnio.

Gêmeos dá desterro a Júpiter e morada a Mercúrio, o deus menino e faceiro. Dá exílio ao astro que busca leis imutáveis enquanto tem como planeta regente Mercúrio, O Mensageiro, que entende que a vida é tão múltipla e facetada quanto seus talentos.

Gêmeos dá a morada diurna a Mercúrio, a morada noturna é de Virgem. Mercúrio, entre os deuses, talvez seja o que mais possui atributos. Sagaz, rebelde, inventivo. Perspicaz, astuto, criativo. Mercúrio tem asas nos pés, Gêmeos tem asas no pensamento.

Gêmeos é um signo no plural. Gêmeos são os nomes comum-de-dois.

Cara e coroa. Alto e abismal. Ligeiro como um drible. Gêmeos – não siameses, nem idênticos. Enquanto um mago, o outro palhaço. Aquele Sade, este abade. Um eterno jovem, o outro hermético. Embaralho no semáforo, conversa ao pé do rádio. Vasto na superfície, passeia parado. O mundo o caminha, alado.

Gêmeos seguem as borboletas, os bem-te-vis, os sabiás e os beija-flores. Um cão passando do outro lado da rua também pode chamar sua atenção. Ou uma remota lembrança. A sua atenção é flutuante como a livre-associação. Gêmeos são levados de um ponto a outro ponto entre algumas piruetas. Gêmeos unem pontos díspares, ou não, e seguem adiante.

“Eu sou do bem, você também. A gente só pensa diferente.” – Gêmeos dizendo para si mesmo.

“Gêmeos quer longe a triste velhice”. (Manílio)

Gêmeos é o terceiro signo da estação da primavera. É um signo mutável, portanto. Signo de Ar, Quente e Úmido. O atributo Quente lhe confere entusiasmo, enquanto o atributo Úmido faz com que seja transformado pelos estímulos com quais entra em contato. Em outras palavras, Gêmeos é volúvel e volátil.

Gêmeos é o eterno jovem. E também dono da lira e da pena e de uma lábia incalculável. Isso quando falam, porque há os que não falam, porque há os que não falam também. Mas quem inventou a mímica, o falar por gestos, certamente, foi o signo de Gêmeos. Se não tem língua para falar então que se fale com o corpo todo. ” Quem não se comunica, se trumbica”, é o seu lema. Lembre-se: há nativos de Gêmeos calado e triste também.

Dizem por aí que Gêmeos é mentiroso. Também pudera, Mercúrio, regente de Gêmeos, é tanto o príncipe dos comerciantes quanto dos larápios. Gêmeos se defende e diz que não há verdades e sim versões dos fatos. É uma maneira brilhante de inverter os valores. Talvez o mais correto seria dizer que há verdades sim e também versões dos fatos. E Gêmeos fica neste pingue-pongue de argumentos do início até o fim da sua esperta atenção que, por sinal, é flutuante.

Gêmeos são dois. A cara e a coroa. O homem e a mulher. O livre-arbítrio e o destino. Gêmeos é destro e canhoto. gêmeos é deus e o diabo enquanto rodopia no redemoinho. E sabe a maior vantagem de Gêmeos? É que Gêmeos nunca está sozinho.

Gilberto Gil que tem Mercúrio em Gêmeos escreveu sobre o signo. Aqui: Diz o I Ching Divino é saber O que distingue Você de você Você dos outros Do outro você Você do mundo Do você do ser Você num canto Vive o espanto Enquanto o outro você Sai pra viver Por aí Tanto pranto, tanta dor Seu irmão Pede o seu amor Diz o I Ching Divino é saber São dois no ringue Você e você Você que ataca Pra se defender Que beija a lona Pra poder vencer Você num canto Apanha tanto Enquanto o outro você Bate demais Deus do céu Quanto sangue pelo chão Seu irmão Pede o seu perdão – “Você E Você” (Gilberto Gil)

É tão curioso? Gêmeos é o signo que representa o eterno jovem e todo o movimento, junto à curiosidade insaciável mas, no entanto, tem dores profundas de melancolia. Parece que isso advém da saudade que tem do seu irmão, a contraparte, o outro lado da moeda que compõem a moeda sua identidade.

Acho que Gêmeos é inquieto porque procura a sua cara metade o tempo todo, todo o tempo. E quando finalmente a encontra, encontra-se distraído e perde o bonde. E lá vai Gêmeos virar a próxima esquina à procura da tampa para sua panela.

Gêmeos passa a vida toda procurando o seu irmão.

Um dupla de irmãos é Caetano e Gil. A outra Caetano e Chico. Chico tem Sol, Mercúrio, Vênus, Saturno e Lua em Gêmeos. Caetano, a Lua. Quereres. Gêmeos nunca quer um querer só.

 

Gêmeos é signo sob o signo do Duplo.

“_ Que tipo de pessoa é um nativo de Gêmeos? _ perguntou certa vez um repórter.

_ O médico e o monstro. Dois em um.

_ E o que ocorre com você?

_ Sou mais que dois. Sou muitas pessoas. Eles, às vezes, se chocam. Gostaria de ser só eu. Costumava pensar que estava ficando louca, até descobrir que algumas pessoas que eu admirava eram assim.” – Marilyn Monroe, Por ela mesma, pág. 33, Ed. Martin Claret.

 

Imagem em destaque: Gêmeas, por Dilma Nascimento

_______________________________________

Vale lembrar que Signo não faz nada. Quem faz são os Planetas. Os Planetas são os atores do Teatro do Mundo que é o Céu. O Signo é o adjetivo, o modo como o ator atua. Texto e figurino que veste o planeta-ator. O que lê acima são impressões, termos técnicos, ambiente, notas astrológicas e aforismos de um dos doze signos do zodíaco, para fins didáticos.

Sobre o Autor:

João Acuio, 46, estuda Astrologia desde 1992. Criador do site Saturnália - Astrologia & Cidade, agora também Escola de Astrologia. Propõe uma astrologia enraizada nos fenômenos culturais e uma releitura crítica da astrologia antiga. Dedica-se preferencialmente à prática da Astrologia das Natividades. Nestes 28 anos, desenvolve o que chama de Dramaturgia Celeste, astrologia como linguagem, o Céu como narrativa.

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.