OUTUBRO SOMBRIO
FESTIVAL ASTROLÓGICO
8 aulas
16 horas/aula
Temas:
*
MEDO DO DESCONHECIDO: ELEMENTOS DE TERROR NO MAPA ASTROLÓGICO E A BRUXA DE BLAIR
*
ALGORAB, O PÁSSARO NA VIDA E OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
*
ENTRE KING E KUBRICK: UMA ASTROLOGIA PARA "OS ILUMINADOS"
*
MEMENTO - UM TAROT DE ALEGORIAS SOBRE A VIDA E A MORTE
*
CORTEJO DOS OSSOS: SATURNO E AS BRUXAS
*
SANDMAN: JÚBILO & HORROR NO SONHO DE MIL GATOS
*
O TARÔ COMO ARTEFATO CULTURAL:
ELEMENTOS DO SOMBRIO DO/NO TARÔ
*
COLETIVO: EDGAR ALLAN POE
*
Outubro sempre anuncia a chegada do equinócio no signo de Libra. Para a astrologia, é momento da queda do Sol e, daqui por diante, a luz se torna mais fraca e as sombras se estendem pelo mundo. Ao fim do mês, o Sol deixa sua queda em Libra e mergulha nas águas profundas do Escorpião. Brrrrr... É nessa transição da queda do Sol para a queda da Lua que acontecem as festas populares ligadas à morte e ao macabro: Finados, Dia das Bruxas, Dia dos Mortos, etc.
O Outubro Sombrio - Especial Saturnália Astrologia e Tarot teve a curadoria da astróloga e professora Julia Garcia. Foi um evento on line em comemoração às festividades dos meses de Libra e Escorpião: abordamos a queda dos luminares, o medo, as histórias assustadoras e aqueles que as vivenciaram.
Gravamos oito fantásticas palestras realizadas nas sextas-feiras (07, 14, 21, 28) de outubro de 2022. Todas as aulas foram GRAVADAS e você pode comprar o acesso para assistí-las aqui.
Falamos de Tarot e Astrologia, iluminando assuntos que causam medo, contando causos e histórias arrepiantes que deixam todo mundo acordado até mais tarde.
O QUE VOCÊ VAI VER:
O MEDO DO DESCONHECIDO: ELEMENTOS DE TERROR NO MAPA ASTROLÓGICO E A BRUXA DE BLAIR
Quem tem medo da casa oito? Quando iniciamos os estudos de astrologia não há quem não se assuste ao descobrir o significado da oitava casa astrológica: morte. Mas afinal, o que nos apavora é a certeza inevitável do fim ou a total falta de conhecimento sobre como ele é? O desconhecido assusta, e quem gosta de contar histórias de terror sabe bem disso! É no que está oculto e inexplicável que reside nossos maiores pesadelos. Nesse encontro, conversamos um pouco sobre os elementos astrológicos (casas, planetas e signos) que guardam relação com o medo e o terror, e para ilustrar nossa conversa tivemos como pano de fundo o mapa da gravação do filme Bruxa de Blair.
ALGORAB, O PÁSSARO NA VIDA E OBRA DE ALFRED HITCHCOCK
“Eu tenho uma cura perfeita para dor de garganta: corte-a”. “A única maneira de me livrar dos meus medos é fazer filmes sobre eles.” “Não há terror no estrondo, apenas na antecipação dele”. “Dê-lhes prazer, o mesmo prazer que eles têm quando acordam de um pesadelo”. “A duração de um filme deve estar diretamente relacionada à resistência da bexiga humana”. “Sempre faça o público sofrer o máximo possível”. “A vingança é doce e não engorda”. Essas são frases daquele que é reconhecível por sua silhueta e pela alcunha de Mestre do Suspense. Eu o chamo de Algorab Hitchcock, o corvo da história do cinema. Nesta conversa, vimos as muitas Estrelas Fixas do suspense e do terror, até onde vai a resistência da bexiga do pior maléfico e entender como alguém pode ter uma vida dedicada a fazer os outros sentirem medo dentro de uma sala de cinema.
ENTRE KING E KUBRICK: UMA ASTROLOGIA PARA "OS ILUMINADOS"
O que pode alimentar uma controvérsia em uma adaptação? Será que é possível avaliar as tensões entre duas formas de contar uma história a partir dos mapas natais e dos contextos de produção? “O Iluminado” será o eixo central pelo qual percorrerão as histórias que se contam sobre a produção do romance de Stephen King (1977) e a adaptação fílmica de Stanley Kubrick (1980). Enaltecendo-se o seguinte ponto: King não aprecia até hoje a releitura de Kubrick. E o diretor, por sua vez, até gosta do livro, mas o toma como uma “obra desleixada”. Em um mesmo cenário de acontecimentos, o Overlook Hotel, o Céu de cada obra e artista é recomposto em uma fala sobre estética, narrativa e horror.
MEMENTO - UM TAROT DE ALEGORIAS SOBRE A VIDA E A MORTE
SARA SANTOS
Entre a consciência de sua finitude e o desejo de eternizar sua passagem pelo mundo, o ser humano deixou rastros que nos contam sua história. Na cidade dos mortos, estes rastros se materializam através da arte, onde símbolos cravados em mármore nos sussurram histórias sobre o tempo, a vida e a morte. Capturadas pela fotografia, estas imagens tornam-se livres para contar suas histórias através de um sistema simbólico que carrega em si todo o saber necessário para que possamos refletir sobre o tempo, a vida e a morte: O Tarot.
CORTEJO DOS OSSOS: SATURNO E AS BRUXAS
Dentro da consolidação do imaginário e da perseguição das Bruxas, temos uma série de pinturas e gravuras que traçam a relação das Bruxas com Saturno. Saturno, o deus velho que devora seus filhos, pelo mito; o grande maléfico e o senhor da casa dos inimigos ocultos, pela Astrologia. Com essa apresentação buscamos construir por meio dos testemunhos míticos, filosóficos e astrológicos, o que fundamenta e sustenta essa analogia. Vamos atravessar por meio da Arte, as considerações de Silvia Federeci, Homero, Hesíodo, Platão, Vettius Valens, William Lilly, entre outros, a respeito de quem é Saturno, quais são as suas características e de que forma as Bruxas estão a ele destinadas.
SANDMAN: JÚBILO & HORROR NO SONHO DE MIL GATOS
O sonhar e os pesadelos são duas faces da mesma moeda? O que um pode nos dizer sobre o outro a partir de uma narrativa astrológica? Através de uma história da HQ Sandman - Um Sonho de Mil Gatos - e da própria narrativa de seu autor, Neil Gaiman, procura-se arranhar um bocado sobre este tema tão encantador quanto assombroso.
O TARÔ COMO ARTEFATO CULTURAL:
ELEMENTOS DO SOMBRIO DO/NO TARÔ
Nesta apresentação, vimos a presença do Tarô na cultura, em especial no espectro do sombrio. Três campos serão privilegiados: em primeiro lugar, as cartas do Tarô clássico que dialogam com o sombrio; o Tarô como tema na cultura; o terror aplicado ao Tarô. No primeiro caso, visamos em especial as cartas Morte e Diabo; no segundo caso, o uso do Tarô em filmes, livros, games; e no terceiro caso, os temas de terror ajustados à estrutura do Tarô, como vampiros, zumbis, demônios e afins. O objetivo é verificar como o trânsito do Tarô nessas esferas atualiza ou marginaliza sua existência na cultura.
COLETIVO: EDGAR ALLAN POE
JULIA GARCIA
No evento de fechamento do OUTUBRO SOMBRIO, faremos uma leitura coletiva do mapa de Edgar Allan Poe realizada por João Acuio e Mariana Campos, com mediação de Julia Garcia.
Edgar Allan Poe, nascido com o ascendente em Escorpião e um Marte em Libra na casa doze, foi considerado o maior nome da literatura de terror, influenciando gerações de escritores e artistas. O medo, o macabro e as coisas inexplicáveis são temas presentes em seus contos e também na sua poesia, afinal, como o próprio Poe afirmava “ a melancolia é o mais legítimo de todos os tons poéticos”. No nosso especial de outubro não poderia faltar uma homenagem a esse grande escritor;