top of page

Formação em Tarot

Atualizado: 31 de mar.

gatos girando numa roda da fortuna e divulgação do curso Imersão Arcana 1

O “Imersão Arcana”, curso de Formação em Tarot da Saturnália, compreende dois amplos processos de aprendizagem:

 

a) fazer um estudo imersivo, filosófico e poético das 22 cartas dos chamados “Arcanos Maiores” do baralho de Tarot, compreendendo como realizar interpretações a partir de diferentes disposições;

 

b) realizar um aprofundamento oracular e hermético das demais 56 cartas, chamadas de “Arcanos Menores”, firmando a leitura com o baralho completo.

 

Esses processos de aprendizagem, também tomados como “módulos”, são denominados: “Imersão Arcana 1” e “Imersão Arcana 2”.

 

Ambos os módulos acontecem com aulas virtuais ao vivo por meio da plataforma Zoom. Cada aula conta com uma duração aproximada de 2h e acontece uma vez por semana. Ao todo, cada módulo contém 16 aulas, totalizando 32 aulas em toda formação divididas em dois semestres.

 

Com a presença nas aulas e o aprofundamento das leituras e práticas, é possível que ao final do curso a pessoa se encontre habilitada para o exercício profissional do Tarot.

 

 Para saber mais informações específicas de cada módulo, veja a seguir:

 

IMERSÃO ARCANA 1 -


 

Por meio das imagens de três baralhos clássicos da taromancia (Marselha, Smith-Waite e Crowley-Harris), propõe-se a discussão imagética de cada uma das cartas dos 22 Arcanos Maiores.

 

Nessa jornada, iniciada pelo “Louco”, diferentes estudantes receberão indagações a cada aula sobre a maneira como interpretam e encaram cada uma das cartas. A intenção não é circunscrever cada carta em uma “verdade absoluta”, mas provocar reflexões que criem paralelos da imagem com momentos da nossa vida, obras literárias, filmes e músicas

 

Nessas mesmas aulas são trazidos também conteúdos a partir do olhar das literaturas mais tradicionais da taromancia como: Eliphas-Levi, Oswald Wirth, Rachel Pollack, Sallie Nichols, Hajo Banzhaf, Jodorowsky, Yoav Ben-Dov, entre outros. A intenção é formar um corpo de saberes heterodoxo, buscando aproveitar os insights, designs e aplicações mais interessantes de cada obra.

 

Para além disso, outros saberes comumente associados à taromancia também são tratados nas aulas: o Hermetismo, as correspondências com a Cabala Hermética e a Árvore da Vida (a partir da “Cabala Mística” de Dion Fortune), as associações com os signos da Astrologia Tradicional (a partir do esoterismo inglês do período de criação do Smith-Waite Tarot) e certas disposições padronizadas da Numerologia e da Colorimetria.

 

Ao final do módulo, aulas mais práticas são dirigidas aos estudantes, firmando interpretações em relações às cartas a partir de métodos consagrados da prática do Tarot como: a Cruz de Wirth, a Cruz Celta e a Mandala Astrológica.

 

O aprendizado dos Arcanos Maiores já é suficiente para leituras amplas da vida das pessoas, tanto com enfoque oracular-preditivo quanto mais voltada para o autoconhecimento. Ainda assim, existe uma potência maior a ser alcançada caso se aprenda também o uso das demais 56 cartas do baralho completo. Após o fechamento das aulas e do recesso do período, chegamos no Imersão 2.

 

IMERSÃO ARCANA 2 -

 

O segundo módulo da Formação em Tarot busca aprofundar os aprendizados dos 22 Arcanos Maiores e trazer aulas teórico-poéticas sobre as 56 cartas denominadas “Arcanos Menores”. A partir de uma abordagem que mescle a Cabala Hermética por meio do desenho da Árvore da Vida e da poética de Gaston Bachelard, cada estudante terá oportunidade de pensar a ação dos quatro naipes em sua vida cotidiana. Para tanto, novas correspondências com a literatura clássica da taromancia ou com obras da cultura pop são mobilizadas.

 

Em cada uma das aulas do Imersão 2 propõe-se o estudo prático do baralho, sendo assim, os métodos aprendidos no módulo anterior são novamente apresentados com jogos voltados para pessoas imaginárias (“fanfics”) como também estudantes da turma e pessoas convidadas pelo professor.

 

Novos aprofundamentos são promovidos neste curso: apreensões sobre a História do Tarot, mais discussões sobre a associação do baralho com o Hermetismo e certos usos e polêmicas que envolvem o uso do Tarot em cenários terapêuticos ou espirituais. Cada um destes debates busca ampliar a noção das potencialidades do baralho, sem perder um viés distanciado e crítico que apresente a cada estudante os prós e contras de cada um de seus possíveis usos.

 

Por fim, existe um amplo debate sobre a profissionalização do Tarot nas aulas finais. Momentos em aula para tratar sobre: divulgação do trabalho, como estabelecer preços e regras para os atendimentos e causos de atendimentos que tragam insights sobre o ofício. A partir disso, intenciona-se motivas estudantes que venham a ter interesse em complementar a renda ou trabalhar exclusivamente com oráculos. Mesmo para quem não tem o mesmo desejo, essas aulas auxiliam em uma compreensão mais amadurecida do ofício e da sua devida potencialidade.

 

PROFESSOR -



Homem com traços orientais segurando a carta O Mundo

 

Me chamo Bruno Ueno e sou o idealizador do “Imersão Arcana”, curso de Formação em Tarot da Saturnália. Estudo os oráculos desde a adolescência, sendo que os processos mais formais vieram na última década. Mais de uma vez, fiz cursos da Formação em Astrologia Tradicional da Saturnália e uma série de workshops de Tarot com diferentes profissionais. Não houve uma pessoa em específico que segui desde o começo, sendo assim, bebi de várias fontes de livros, aulas e outros materiais didáticos. O que explica meu viés mais heterodoxo na formulação do Imersão Arcana.

 

Tenho formação acadêmica em Ciências Sociais e devotei minha carreira de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) para a Antropologia. Já fiz estudos na área de Violência Urbana, Oraculismo Contemporâneo (Astrologia e Tarot) e, no momento, me volto para o estudo de Povos Andinos. Foi durante o Mestrado que tive o Tarot como tema central, me voltando para os seus aspectos imagéticos em uma abordagem de objeto-agência (Alfred Gell), me afastando das costumeiras perspectivas semióticas, sem deixar de pensar as redes (Bruno Latour) e o seu poder imaginativo (Carlo Severi). O trabalho resultante, vencedor do Prêmio Excelência Acadêmica 2021/2022, se encontra disponível aqui:



Bruno Ueno - Dissertação - UFPR (2)
.pdf
Fazer download de PDF • 7.11MB

Várias das reflexões vindas nos conteúdos mais teóricos advém do período de formulação dessa Dissertação.

 

Nos últimos anos, tenho me dedicado ao atendimento profissional com oráculos, à feitura de textos sobre o Céu e conselhos semanais com o Tarot denominados “Sol da Semana”.

 

Com o Imersão Arcana, já formei mais de duzentos estudantes. Uma parte expressiva se profissionalizou e tem nesse oráculo a sua maior fonte de renda. Hoje, formamos uma extensa comunidade que cobre diferentes cidades do Brasil e outros países.

 

Sigo acreditando no poder transformativo do estudo e da prática oracular.

 

PERGUNTAS FREQUENTES -

 

1. As aulas são gravadas?

 

Não. Para participar do “Imersão Arcana” é preciso que a pessoa disponha da maioria dos horários livres das aulas do curso. O curso “Imersão Arcana” foi idealizado para ser distinto dos muitos cursos já ofertados em plataformas digitais ou de vídeos que já são disponibilizados gratuitamente em redes sociais. A intenção é formar um coletivo que estude profundamente as imagens e que realize práticas contínuas de leituras em sala de aula. De forma que, em coletividade, existe um espaço de maior potencial de troca e condensação do saber.

 

2. Tem material didático? 

 

Todas as aulas contam com slides que são carregados de imagens, referências bibliográficas e trechos de interpretações de autorias clássicas da taromancia. Após a aula, ficam disponíveis na área do estudante.

 

3. Quantas aulas posso faltar? 

 

É exigida a presença em 75% das aulas de cada módulo do “Imersão Arcana”.

 

4. Tem certificado?

 

Sim. Para tanto, é preciso ter participado das aulas do “Imersão Arcana 1” e do “Imersão Arcana 2”.

 

5. Preciso ter um baralho de Tarot para iniciar as aulas?

 

É recomendável que se tenha ao menos um dos baralhos clássicos a serem utilizados nas aulas (Marselha, Smith-Waite, Crowley-Harris). Apesar disso, caso não seja possível no momento, as primeiras aulas poderão ser realizadas sem prejuízos maiores.

 

6. Já tenho experiência prévia com o Tarot, mas desejo aprofundar o estudo. Posso adentrar diretamente no “Imersão Arcana 2”?

 

Não. A intenção do curso é a formação de um coletivo no qual seja possível a troca espontânea de interpretações e jogos entre estudantes. Sendo assim, a entrada no “Imersão 1” objetiva que as pessoas se conheçam progressivamente, seguindo um ritmo similar de aprendizado. Também é preciso notar que a abordagem de aula do “Imersão Arcana” é profundamente distinta, logo, existirá sempre um aproveitamento em (re)estudar as cartas, trazendo à tona novas maneiras de ler e interpretar.

 

7. A carteirinha da escola dá direito a meia entrada no cinema e shows?

 

Embora a carteirinha não seja a oficial da UNE, ela nunca foi recusada nos cinemas ou shows. Todo estudante matriculado em 2024, receberá sua carteirinha Saturnália pelos Correios, por isso, mantenha atualizado seu endereço na secretaria digital da escola.



carteirinha da escola com a foto do gato preto da escola



AULA ABERTA GRATUITA -



divulgação da aula gratuita


Dia 17/02 aconteceu uma aula aberta on line, gratuita, sobre o brincar, a criatividade e o Tarot.





159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page