Este texto é parte integrante da Selina 2 - Jornal de Astrologia.
Autor: João Acuio
55. A Lunação também pode ser dividida em quatro partes: a Lua entre 0 e 90 graus do Sol: Nova ou Primeiro Quarto; a Lua entre 90 e 180 graus do Sol: Crescente ou Segundo Quarto; a Lua entre 180 e 270 graus do Sol: Cheia ou Terceiro Quarto; a Lua entre 270 e 360 graus do Sol: Minguante ou Último Quarto.
56. Segundo Ptolomeu, essas quatro fases da Lua são análogas às estações do Sol (4):
o Primeiro Quarto é de natureza análoga à da primavera sanguínea, mais úmida do que quente;
o segundo Quarto é análogo ao verão colérico, mais quente do que seco;
a Cheia é semelhante ao outono melancólico, mais seco do que frio; a Minguante é análoga ao inverno fleumático, mais fria do que úmida.
57. A posição da Lua em relação ao Sol nos dá o temperamento do primeiro corpo da vida:
cólera tem calor e motivação, é do Fogo;
melancolia tem secura e objetividade, é da Terra;
sanguíneo tem umidade e sociabilidade, é do Ar;
fleumático tem frieza e subjetividade, é da Água;
temperamento é metabolismo (5).
58. É possível, ainda, dividir cada quadrante de 90 graus em dois e, assim, teremos então oito fases, cada uma de 45 graus, nomeadas da seguinte forma:
Nova (0-45 graus);
Crescente (45-90 graus);
Primeiro Quarto (90-135 graus);
Gibosa ou Corcunda (135-180 graus);
Cheia (180-225 graus);
Disseminadora (225-270 graus);
Último Quarto (270-315 graus);
Balsâmica, também chamada de Gibosa Minguante (315-360 graus).
___________________________________________________________________________________________
Citação do trecho: “Das quatro estações do ano, primavera, verão, outono e inverno, a primavera tem excesso de umidade devido à sua difusão depois de ter passado o frio e se ter instaurado o calor, o verão tem excesso de calor, devido à proximidade do sol ao zênite, o outono tem mais secura, devido à absorção da umidade durante a estação quente que terminou; e o inverno tem excesso de frio, porque o sol mais afastado do zênite”. Fonte: PTOLOMEU, Claudius. Tetrabiblos. Tradução de MCMM. Edição: Biblioteca Sadalsuud. [s.d.]. p. 15.
Citação de Fernando Pessoa: “Referem os astrólogos os efeitos em todas as coisas a operação de quatro elementos – o fogo, a água, o ar e a terra. Com este sentido poderemos compreender a operação das influências. Uns agem sobre os homens como a terra, soterrando-os e abolindo-os, e esse são os mandantes do mundo. Uns agem sobre os homens como ar, envolvendo-os e escondendo-os uns dos outros, e esses são os mandantes do além-mundo. Uns agem sobre os homens como água, que os ensopa e os converte em sua mesma substância, e esses são os ideólogos e os filósofos, que dispersam pelos outros as energias da própria alma. Uns agem sobre os homens como o fogo, que queima neles todo o acidental, e os deixa nus e reais, próprios e verídicos, e esses são os libertadores.” Fonte: PESSOA, Fernando. Cartas Astrológicas. Edição de Paulo Cardoso. Lisboa: Bertrand, 2011.
____________________________________________________________
A versão impressa do jornal sairá em outubro. Nesta edição contará com o quadro de dias e horas planetárias e também o Lunário-Efemérides 2025. Para adquirir a Selina 1, clique na imagem abaixo:
Comentários