top of page

As 12 casas segundo Valens




Vetius Valens – Livro IX – Um trecho do capítulo.

Tradução para o inglês: Mark Riley

Tradução para o português: Daniela Figueiredo


As 12 Casas e sua Relação com Tempos Propícios ou Não


Esse assunto foi organizado em tempos imemoriais de acordo com sua harmonia cósmica. Embora tenham-no recebido de forma simples da antiguidade, os Egípcios fecharam-no com comentários complexos e intricados, usando enfoque e discurso sofista. Após blindarem essa arte com uma miríade de baluartes e com “barras com porcas enferrujadas”, se foram. Assim, os que entram nesses circuitos são como cegos: vagam sem rumo porque não veem portas, ou porque não descobrem onde estão essas portas. Eles têm o infortúnio de fazer a mesma descoberta mil vezes. Eu consegui derrubar uma parte desse portão blindado e mostro a entrada, como um portal, a aquele que desejar.

 

Agora volto meus pensamentos ao assunto em questão; que esse texto fale das doze Casas (“Lugares”).

 

Asclépio iniciou esse tópico, e foi o que mais escreveu sobre; depois vários Egípcios e Caldeus seguiram seu caminho[1].

 

As Casas (“Lugares”), a começar pelo Ascendente são assim:

 

I. Vida, a base dos anos, o espírito psíquico – ou seja, o ascendente em si. Com relação à Casa III dos Irmãos esse é o Bom Daimon, a Casa das Crianças e Amigos. Com relação à IV Casa dos Pais é a Casa da Ação. Com relação à VII Casa das Mulheres é o casamenteiro. Com relação à V Casa das Crianças é a 9ª Casa.

 

II. Sustento, bens e propriedades. Com relação ao Casa III dos Irmãos é o Mau Daimon e a Casa dos Escravos e Inimigos e de crises aflitivas. Com relação à IV Casa dos Pais é o Bom Daimon e a Casa dos Amigos. Com relação à Casa V das Crianças trata de ações e posição. Com relação à Casa VII das Mulheres é a Casa da Morte. Quando o regente da Lua nova ou cheia está nesta Casa ou na Casa em oposição, indica exílio. Observar a Lua nova ou cheia para efeitos similares.

 

III. Relativa à vida dos Irmãos. Com relação à IV Casa dos Pais, rege inimigos e escravos. Com relação à VII Casa das Mulheres, é a 9ª Casa (relativa a posição, profissão e prole). Também é a Casa da Deusa, da Rainha (e da profissão).

 

IV. Casa relativa à vida dos pais, trata de assuntos religiosos e secretos, terras, propriedades, e treasure-troves. Com relação à Casa III dos Irmãos fala de sustento. Com relação à VII Casa das Mulheres fala de posição e profissão.

 

V. Casa que trata da vida das crianças; da Boa Fortuna. Com relação à III Casa dos Irmãos é a casa dos irmãos bastardos e meios-irmãos, da Deusa e da Rainha. Com relação à VII Casa das Mulheres é o Bom Daimon.

 

VI. Relativa a ferimentos, doenças e crises aflitivas. Com relação à IV Casa dos Pais fala de irmãos. Com relação à III casa dos Irmãos fala de padrastos e madrastas e pressupostos pais. Com relação à VI Casa das Mulheres fala de inimigos e escravos.

 

VII. O casamenteiro da natividade, fala da vida das mulheres. Com relação à Casa III dos Irmãos diz respeito a crianças, e é a Casa da Boa Fortuna. Com relação à Casa IV dos Pais, diz respeito a pais, propriedades, terras, tesouros escondidos, e questões religiosas.

 

VIII. Da mesma forma, para a natividade essa Casa trata da morte. Com relação à Casa III dos Irmãos, diz respeito a ferimentos e doenças. Com relação à Casa IV dos Pais diz respeito a filhos bastardos. Com relação à Casa VII das Mulheres diz respeito ao sustento.

 

IX. Local do Estrangeiro, do Deus, do Rei, profecias, e questões monetárias. Com relação à

Casa III dos Irmãos é o casamenteiro. Com relação à Casa IV dos Pais diz respeito a ferimentos,

doenças e crises. Com relação à Casa VII das Mulheres diz respeito a irmãos. Com relação à Casa II do Sustento diz respeito à morte.

 

X. Trata da profissão e posição. Com relação à Casa VII das Mulheres fala de propriedades, terras, empreendimentos religiosos, e a morada dos Pais.

 

XI. Casa do Bom Daimon, a Casa que diz respeito a amigos e desejos e aquisições. Com relação à Casa III dos Irmãos diz respeito a Deus, ao Rei, profecias, e questões monetárias. Com relação à Casa IV dos Pais diz respeito à morte. Com relação à Casa V das Crianças é o casamenteiro. Com relação à Casa VII das Mulheres trata de enteados.

 

XII. Concerne aos inimigos, escravos e crises. Com relação à Casa III dos Irmãos diz respeito à posição e profissão. Com relação à Casa IV dos Pais, fala de viagens, o Deus, o Rei. Com relação à casa V das Crianças diz respeito à morte. Com relação à Casa VII das Mulheres fala de ferimentos e doenças.

 

Explicarei em outro momento as diferenças precisas entre os assuntos indicados pelas Casas. Após determinar as casas na carta, na ordem de interpretação do zodíaco, é necessário observar que planetas, sejam eles benéficos ou maléficos, estão nas Casas ou formam aspectos; com quais signos de planetas coincidem; e se esses signos são trópicos, sólidos, bicorpóreos, úmidos, secos, lascivos, assaltantes, etc. Igualmente, determine os regentes das Casas dessa forma: que regente de que signo está em qual casa. Após determinar os cronocratas apropriadamente, determinar em que Casa qual cronocracia passa, e subtrair os anos de cada planeta de cada Casa. As doze Casas, quando assim comparadas na ordem circular, tornam os resultados e os tipos de resultados óbvios.

 

Em primeiro lugar, é preciso calcular as posições das Casas em graus: conte a partir do ponto determinado para o Ascendente até completar 30° da primeira Casa; essa é a Casa da Vida. A partir daí, proceda até completar os próximos 30°, a Casa do Sustento. Continue na ordem dos signos. Frequentemente duas Casas caem em um só signo e indicam ambas as qualidades, de acordo com o número de graus que cada uma ocupa. Igualmente, analise em que signo está o regente da casa, e que Casa ele controla (de acordo com seu grau/posição no horóscopo). Com esses procedimentos, a Casa poderá ser rapidamente interpretada. Quando calculada de forma a que cada Casa corresponda exatamente a cada signo na carta (circunstância deveras rara), o nativo será envolvido em confinamento, violência, e assuntos intrincados. Se o planeta Mercúrio for associado a esses cronocracias (por exemplo, com o signo do Sol ou com os signos que pertencem a Marte), essa circunstância indica que o ataque ou confinamento ocorrerá por causa de documentos. E assim segue.

 

...


[1] O mesmo se aplica ao Sistema de Oito Casas.


Tradução para o inglês: Mark Riley

Tradução para o português: Daniela Figueiredo

 

251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page