A seguir três textos sobre Marte em Peixes publicado no facebook da Saturnália, todos os três, em 2016.
11/03/2016 -
Marte em Peixes 1
Outro signo que é regido por Júpiter, assim como Sagitário, é Peixes.
Segundo a tradição, é Júpiter, o pai dos homens e dos deuses, que rege o mais místico dos signos.
Se em Sagitário, Marte torna-se um andarilho? Em Peixes, Marte se torna marinheiro?
Peixes não oferece Domicílio a Marte, mas sim a Júpiter. Muito menos Peixes oferece Exaltação ao Deus da guerra, mas sim a Vênus, a deusa do Amor. Mas Peixes oferece a Triplicidade, o elemento Água, a Marte. E também Termos, é claro, e, por fim, Face (Decanato). Assim sendo, Marte em Peixes pode não estar na sua residência oficial (Áries/Escorpião) e de trabalho (Capricórnio), mas em Peixes é recebido como um homem com muitas honras.
A Triplicidade da Água, composta por Câncer, Escorpião e Peixes, segundo Dorotheus, é governada por Vênus de dia, Marte de noite e tem a Lua como participante.
Já Lilly citando Ptolomeu diz que a Água é regida tanto nos mapas diurnos quanto nos mapas noturnos, apenas por um planeta: Marte.
Conclusão: a natureza de Marte é celebrada no signo de Peixes, segundo a tradição. Assim sendo, não é estranho lembrar que Anderson Silva, o lutador do UFC que ostentou por anos o cinturão de sua categoria, tenha Marte em Peixes. Mesmo hoje que Silva já acumula algumas derrotas vergonhosas, qualquer lutador tem como meta batê-lo no octógono. Ainda é uma honra vencer aquele que, além de ser uma lenda urbana, é um perito em esquiva, isto é, liso como um peixe.
12/03/2016 -
Marte em Peixes 2 - Marte Mártir
Pense você com fome. Dias com fome. Dias.
De repente, tem à sua frente um prato de comida. Comida que devora em poucos minutos para saciar o desespero.
Esta força tem nome: Marte.
Agora pense em um homem diante de uma injustiça atroz. Este mesmo homem resolve fazer greve de fome, em forma de protesto. Vamos dizer que luta para que a fome seja erradicada em sua cidade.
A fome vem, mas a causa o mantém fiel à luta.
De repente, depois de dias sem comer, colocam um prato de comida à sua frente, para testá-lo. Mas o homem recusa o suborno em forma de ajuda em nome da causa.
Esta força que o faz lutar tem nome: Marte.
Marte para se tornar um mártir, basta o homem e as circunstâncias. Ou o signo.
Marte quando está em Peixes é um prato cheio para mártir. Afinal, é recebido com alguma pompa e circunstância pelo signo onde Júpiter tem seu domicílio noturno.
O que a tradição quer dizer é que quando Marte está em Peixes, ele está pronto para ser Marte, isto é, para ser herói. E todo herói precisa de uma causa a defender.
E causa a defender sempre nos remete àquilo que entendemos ser mais justo. E justiça tem um patrono: Júpiter.
Peixes oferece domicílio a Júpiter. Sagitário também.
Se em Sagitário, signo que também é regido por Júpiter, no entanto, local onde não ganha dignidades, Marte é tido como peregrino, isto é, um guerreiro que será guiado por suas próprias regras, mas não por isso menos herói, em Peixes, é mais provável que tenhamos guerreiros prontos para defender ideias religiosas, crenças políticas, dogmas metafísicos, sempre em nome da liberdade, da redenção e da justiça - seja lá o que essas coisas signifiquem em diferentes sistemas de crenças, em diferentes comunidades.
Também é importante dizer que signos que tem Júpiter como regente, derramam sobre os planetas que ali estejam, o sentimento de magnanimidade. Em algum momento, Marte em Peixes sente-se o escolhido por Júpiter. (veja que perigo!)
Júpiter, o pai dos deuses e dos heróis.
Che Guevara nasceu sob Marte em Peixes.
Marilyn Monroe também.
14/03/2016 -
Marte em Peixes 3
Uma das armas de Marte em Peixes é a sedução.
Peixes oferece exaltação a Vênus, o que revela sua relação estreita com a deusa dos encantos e do Amor. Quando Marte aqui está, faz uso dos atributos ditos venusianos, piscianos enfim. Uso do encanto, da magia e do canto da sereia. E, assim, com charme e com algo mais que escapa entre os dedos, lidera e seduz multidões.
Marilyn Monroe tem Marte em Peixes.
Bono Vox também.
A inspiração unta os músculos de Marte em Peixes. Assim como o Amor. É claro que Marte pode sucumbir exatamente pelos mesmos motivos. Perde-se pelo Amor, pelos encantos e pelos sonhos. Mas desconfio que quando por isso Marte em Peixes sucumbe nos rochedos do mar, afoga-se com um sorriso no rosto. É uma escolha mandar o navio em direção às sereias cantantes.
Peixes nunca se arrepende por sempre escolher o amor.
O êxtase é outra substância que Marte em Peixes ama. E não falo das balas apenas. Mas também do êxtase religioso e erótico. E o estético. Vênus e seus venenos maravilhosos.
Marte em Peixes vive para honrar o domicílio de Júpiter e a exaltação de Vênus.
A numeração de Marte no título seriam seus decanatos?