top of page

MARTE EM TOURO

Atualizado: há 2 dias




IMPÁVIDO QUE NEM MUHAMMAD ALI -



Na imagem acima, Cassius Clay, mas conhecido como Muhammad Ali, levando ao chão Sonny Liston, e tomando para si o cinturão dos pesos pesados (1965). Perde o título em 1967, por pontos. Fica 3 anos afastado do boxe, porque recusa o alistamento para lutar na guerra do Vietnam. Desobediência civil. Em 1974, retoma o cinturão ao vencer George Foreman numa luta épica. Muhammad nasceu a 17 de janeiro de 1942, sob Marte em Touro, o da fúria corpulenta. E o da digestão da coragem em quatro estômagos.


"Por que me pedem para vestir um uniforme e me deslocar 10 000 milhas para lançar bombas e balas no povo marrom do Vietnam, enquanto os negros de Louisville são tratados como cachorros, sendo-lhes negados os mais elementares direitos humanos? Não, não vou viajar 10 000 milhas para ajudar a assassinar e queimar outra nação pobre para que simplesmente continue a dominação dos senhores brancos sobre os povos de cor mais escura mundo afora. É hora de tais males chegarem ao fim.


Fui avisado de que essa atitude me custaria milhões de dólares. Mas eu já disse isso uma vez e vou dizer de novo. O inimigo real do meu povo está aqui. Não vou desgraçar minha religião, meu povo ou a mim mesmo tornando-me um instrumento para escravizar aqueles que estão lutando por justiça, liberdade e igualdade…

Se eu pensasse que a guerra traria liberdade e igualdade a 22 milhões de pessoas do meu povo, eles não precisariam me obrigar, eu me juntaria a eles amanhã mesmo. Não tenho nada a perder por sustentar minhas crenças. Então, vou para a prisão, e daí? Nós estivemos na prisão por 400 anos." Muhammad Ali





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page