top of page

Sabatina 10 - Brilha uma estrela

Atualizado: 26 de set. de 2022

Coluna do astrólogo João Acuio que versa sobre astrologia mundana


1.

Hoje, domingo, dia 25/09, no fim da tarde, a Lua encontra o Sol e, mais uma vez, temos uma nova Lua Nova, isto é, o início do ciclo Lua-Sol de 29 dias, a chamada Lunação.

A Lua e o Sol se alinham no início do signo de Libra, grau 2, iniciando assim a Lunação da Balança, 25/09 a 25/10. É dentro dessa Lunação que acontecerá o primeiro turno das Eleições brasileiras.

É provável que o presidente Lula ganhe a eleição no primeiro turno. É provável. E se isso acontecer, pode colocar na conta de Júpiter ~ brilha uma estrela ~ que ascende no horizonte do Brasil enquanto a Lua e o Sol celebram a união neste domingo.

Lua-Sol em Libra e Júpiter em Áries (seta no mapa a seguir). Essa configuração é a Cheia do ciclo sinódico de Júpiter que teve início em março deste ano. Sol encontrou Júpiter a 14 de Peixes no dia 05 de março. Daqui a pouco Sol e Júpiter estarão em oposição, marcando o ápice da reunião acontecida em março. Isso é bom. É a ascensão de Júpiter na vida pública brasileira.


2. O mapa da Lunação da Libra é esse:


Notem o Sol em Queda (círculo azul), caindo no Poente, e Júpiter Rx (círculo dourado), do outro lado, em seus próprios termos, levantando-se no horizonte. Isso quer dizer que enquanto o Sol transitar o signo de sua Queda, Libra, quando as noites vierem, Júpiter estará se levantando no horizonte leste. Do mesmo modo, enquanto o Sol em Libra trouxer as próximas manhãs, Júpiter estará se deitando no horizonte oeste.


3.

O início do ciclo sinódico Sol-Júpiter aconteceu dia 05/03/2022. O mapa é esse:



Essa conjunção (círculo azul) aconteceu dias depois do início da guerra Rússia x Ucrânia. Notem Algol Ascendente e o Dragão no eixo Ascendente-Descendente (seta). Lembre-se que houve um eclipse neste eixo meses antes, dia 19/11/2021.

E agora, com Júpiter chegando no ápice do seu ciclo sinódico (oposição Sol Júpiter), indica agravamento do conflito.

O curioso é que Júpiter retrogradando caminha a Peixes, dia 28/10 volta ao seu domicílio, dia 23/11 volta a andar pra frente, ingressando o signo de Áries dia 20 de dezembro. No dia 21, o Sol ingressa Capricórnio, colocando Júpiter no MC do mundo enquanto a Cabra abrir as noites, ao se pôr no oeste. Em outras palavras: os dias em que Júpiter transitar Peixes, 28/10 a 20/12, serão a janela de oportunidade para resolução do conflito Rússia x Ucrânia. Se nada acontecer, o fim do ano será sangrento. Eu, particularmente, não creio que haverá uma solução tão logo ao conflito Rússia × Ucrânia. Em outro momento, abro o mapa do Putin para conversarmos sobre isso.


4.

As demais movimentaçõs celestes que acontecerão dentro da Lunação da Libra, 25/09 a 25/10:


Vênus ingressa Libra dia 28/09 Mercúrio direto dia 02/10 Mercúrio ingressa Libra dia 10/10 Saturno direto dia 23/10 Vênus ingressa Escorpião dia 23/10 O Sol ingressa Escorpião dia 23/10

Eclipse solar dia 25/10


Essas e demais efemérides do ano, incluindo o passo da Lua, você pode baixar aqui:


5.

Vettius Valens, o heleno resgatado do ostracismo por Robert Schmidt e Mark Riley, revela um diferente modo de acompanhar o tempo das Lunações. Divide o ciclo Lua-Sol em 11 partes. O seu início difere da apresentada acima. A Lunação, segundo grande parte dos helenos, só começa quando a Lua dá o primeiro sinal de vida, isto é, assim que se afasta dos raios eclipsantes do Sol. Esse primeiro risco da Lua no céu acontece somente um dia após a conjunção. O mapa é esse:



Note que a Lua está a 15 de Libra, no grau ansticion da conjunção Sol-Júpiter do dia 05/03. A Lua está alinhada a uma estrela de anúncios, a Algorab, a delta da constelação do Corvo. Dia 02 de outubro saberemos o que o Corvo tem a nos dizer, se a eleição para presidente do Brasil precisará ou não de segundo turno. Note: assim que o Corvo abre o bico, a Lua chega ao grau 15 da Libra, a Fortuna fica conjunta a Júpiter. E todos sabem que a Fortuna conjunta a Júpiter é sinal que brilha uma estrela.


*


João Acuio 25/09/2022 13:41


Referências:


  1. The Anthology Book 1, Vettius na tradução de Robert Schmidt.

  2. Anthologies, Vettius na tradução de Mark Riley.

790 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page