top of page

Sabatina 9 – MC Saturno

Atualizado: 24 de mar.




1. Saturno é o anfitrião do baile de máscaras.

2. Saturno encontra-se feliz em Aquário, sua casa de campo, desde o dia 22 de março. Entra em movimento retrógrado dia 11 de maio. Volta à sua morada noturna, a Capricórnio, dia 01 de julho. Entra em movimento direto dia 29 de setembro. Volta a ingressar sua casa diurna, Aquário, dia 17 de dezembro. Dia 21, Júpiter o visita. Ana Thomazini fala deste caminhar no podcast 16 – CoronaVírus do Astrologuês da Thamires Sarti. > https://open.spotify.com/episode/3hHvHmXUQSpomdW0xQimFL…


3. No teatro grego, os atores ao interpretar uma personagem, o rei, a rainha ou o papa, por exemplo, ou para sinalizar estados de espírito, como a tristeza ou a alegria, utilizavam máscaras ou personas, como também são chamadas as faces de Saturno.

4. O teatro é de Dioniso, outro nome de Baco, outro nome de Saturno, o espírito do tempo que cultiva a uva, que anda pelo mundo como um mendigo, que habita o vinho com verdade e desejo, e que fabrica todas as máscaras que só o tempo é capaz. O ator, isso é, o agente político é aquele que veste uma máscara social que lhe dá o direito de contracenar com outros atores na praça pública. O bom ator é aquele que também conquista um corpo e uma voz atrás da máscara.

5. Acho que foi Albert Camus, o existencialista, aquele que escreveu um livro chamado A Peste, que disse que todo ser humano que chega aos 40 é responsavel pelo seu rosto. Nelson Rodrigues diz que não há nudez maior que a face. Vejam os rostos de quem está no poder e me diga se não parece que estamos num filme de terror.

6. Nestes tempos de CoronaVírus, Saturno em seus domicílios, diurno (Aquário) e noturno (Capricórnio), exerce o papel de mestre de cerimônias do pancadão do Covid-19. MC Saturnão, MC Vilão. Para receber toda a comunidade, veste paletó e gravata, boné, máscara rosa com estampa de caveira e botas de coveiro.

7. Fico pasmo em ver o mundo todo, ou quase o mundo todo, de máscara. A festa de Saturno vai longe. O MC Saturno ingressa Peixes apenas no dia 07 de março de 2023.

8. É absolutamente tocante ver os profissionais de saúde com suas máscaras de amor procurando contornar o incontornável. Inspira silêncio. Respeito. Gratidão. E aplausos ininterruptos. De pé.

9. Cada um carrega a face que tem no coração.



167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page