top of page

FORMAÇÃO EM ASTROLOGIA

Atualizado: há 5 dias

logo da escola com o dizer formação em astrologia 2024


A Formação em Astrologia Tradicional da Saturnália é feita em 4 módulos: Astrologia 1, Astrologia 2, Astrologia 3 e Astrologia 4, onde tratamos dos seus fundamentos. Dura 4 semestres, ou 2 anos, como queira.

Cada módulo tem 16 aulas + aula-extra + plantões para tirar dúvidas. As aulas são on line e ao vivo, isto é, a aula é pelo Zoom e precisa estar presente no dia e hora marcados. Em 2024 há turmas noturna e diurna, uma aula por semana, as aulas começam em março.

Uma coisa que sempre nos perguntam, é se as aulas ficam gravadas. Sim, elas ficam e são disponibilizadas no final de cada mês, para que possa revê-las. Mas isso não significa que não precisa vir às aulas, precisa. É exigido 75% de presença.

No fim de cada tópico tratado em cada módulo, há uma série de exercícios que, assim como os slides e materiais recomendados, ficam na Área do Estudante (plataforma Moodle).

Seguimos o livro “Tratado das Esferas”, de Luis Ribeiro e Helena Avelar, que precisa ser adquirido. Também disponibilizaremos excertos de obras de fonte primária (Manílio, Ptolomeu, Valens, Fírmico, Porfírio, Abumassar, Bonatti, Ezra, Lilly, etc). “O rio que desconhece a sua fonte, já nasceu morto”.


Após conclusão dos 4 módulos dos Fundamentos, caso queira prosseguir estudando, poderá fazer o Astrologia 5, composto de matérias optativas de assuntos avançados, além do TCC (Trabalho de Conclusão Celeste) onde o estudante tem a oportunidade de desenvolver pesquisa sob orientação de um professor. Recomendamos fortemente que o faça. O TCC tem a duração de 1 ano e resulta numa defesa à banca e texto a ser disponibilizado na biblioteca da escola. Em breve, disponibilizaremos no site da escola alguns TCCs desenvolvidos nos últimos anos.


Aah, ainda poderá participar do grupo de Leitura Conjunta promovido pela escola, obter a sua carteirinha de estudante Saturnália (impressa e digital) e certificado digital a cada módulo.


A seguir, apresento as intenções de cada módulo da nossa Formação.

ASTROLOGIA 1 -


logo mais os tópicos do módulo 1 da formação: planetas, signos, casas



O Astrologia 1 é o módulo de entrada da nossa Formação em Astrologia Tradicional. É aqui que ouvirá pela primeira vez a astrologia ser tratada como um ramo da dramaturgia. Dramaturgia Celeste é o outro nome do nosso curso de formação em astrologia tradicional.

No Astrologia 1, verá que todo e qualquer mapa astrológico é um texto que narra uma história, onde os planetas são os atores, os signos trazem figurinos e atributos aos atores, e as casas astrológicas são os cenários do nosso teatro do mundo onde os personagens atuam. Ainda descobrirá que todos e tudo que lhe cerca é possível localizar no mapa, até mesmo você astrólogo/a, é possível saber onde está no mapa de quem o procura. E por fim, neste primeiro módulo, saberá localizar um primeiro protagonista da história, exercitando uma primeira e certeira interpretação.

Mas atenção, muita atenção, pode até parecer que é comum tratar de planetas, signos e casas, você pode ter visto cursos semelhantes espalhados na internet, mas é preciso que você saiba que faremos isso tudo a partir das fontes tradicionais da astrologia, unindo assim, rigor técnico e poética, afinal, astrologia não é bagunça.


ASTROLOGIA 2 -


tópicos do módulo 2: almutem, estrelas, lotes e temperamento

Neste módulo estudaremos o que falta para completar os elementos a qualquer mapa astrológico: lotes, estrelas fixas e temperamento. O almutem é uma técnica de determinação do gênio do destino, o que verá também descrito pelo nome de daímon.


Mas aqui vale alguns esclarecimentos. O primeiro é que estudaremos o tópico temperamento seguindo abordagens de praticantes de astrologia tradicional. O estudo dos temperamentos também é a oportunidade de aprofundar conceitos que fundamentam planetas e signos, que apareceram lá no módulo anterior, mas que aqui iremos mais longe com eles.


O segundo esclarecimento é sobre os Lotes ou Partes Arábicas. Este elemento foi sendo eliminado paulatinamente das práticas astrológicas após o século XVII. Quando ainda há alguma menção, a Fortuna (Lote da Lua), aparece como elemento exótico, sem conexão com a realidade e com a análise da distribuição da sorte. Os Lotes são extremamente importantes para detalharmos com mais precisão a sorte de cada um em cada área da vida. São mais de 70 lotes a estudar, mas neste módulo nos concentraremos nos lotes dos 7 planetas. A Saturnália trabalha incansavelmente para que os Lotes voltem à pratica astrológica, não só de natividades, mas também de Mundana, Eletiva e Horária.


O terceiro comentário é sobre as Estrelas Fixas. Temos muito orgulho de termos contribuído, nestes últimos 20 anos, com o retorno das Estrelas, suas histórias e destinações, à prática astrológica feita em países de língua portuguesa. E aqui neste módulo insistiremos em seu uso, discutindo como fazê-lo eticamente. Não há mapa na antiguidade que não considere Estrelas Fixas em suas narrativas. Não se trata de assunto exótico, é básico. Por isso aqui na Saturnália as Estrelas pertencem aos módulos que tratam dos seus fundamentos.


E, por fim, estudaremos um delineamento proposto por Ezra (séc. IX), o chamado Almutem Figuris, ou o Gênio do Destino. Junto a este tópico trabalharemos um primeiro roteiro de interpretação, reunindo tudo que foi estudado nos dois primeiros módulos. Verá que a astrologia pode parecer complexo, mas seu pensamento torna-se claro quando sua organização, sua lógica, é devidamente apresentada.



ASTROLOGIA 3 -


tópicos do módulo 3: progressões, profecções, revolução solar e interpretação

Se nos dois primeiros módulos nos concentramos em entender os elementos básicos encontrados em qualquer mapa astrológico, a fim de localizar a sorte da história e de seus personagens, neste módulo nos concentraremos em estudar técnicas preditivas, isto é, como precisar QUANDO a situação dramática apontada no mapa natal virá à cena.

Importante que saiba: estudaremos as progressões secundárias ao modo helenístico, e as profecções como base para adentrarmos os estudos das revoluções. O que queremos dizer é que não há estudo possível da revolução solar sem estudar primeiro as profecções.

No fim do Astrologia 3, como é costume a todo módulo, exercitaremos a tradução, a interpretação do texto, só que agora incluiremos o fator tempo. Porque não basta narrar a história, é preciso precisar o tempo dos acontecimentos, capítulo a capítulo, cena a cena.

Este é um dos módulos mais esperados da nossa Formação, porque é aqui que muitas fichas caem e a compreensão do que se trata a astrologia se faz. Astrologia é uma poética do tempo, e com o Astrologia 3 você entenderá a razão.

O pre-requisito para fazer o Astrologia 3, são os dois módulos anteriores.



ASTROLOGIA 4 -


tópicos do astrologia 4: mundana, eletiva, horária, atendimento


São 4 as práticas astrológicas:

Natividades, a que estuda mapa de gente;

Mundana, a que estuda a natureza dos eventos e destino das nações;

Horária, a que se propõe responder perguntas a partir do mapa do momento da pergunta;

e a Eletiva, prática que procura eleger uma boa hora para determinado fim.

No Astrologia 4, praticaremos cada uma delas, assim como discutiremos a ética oracular do atendimento.

Lembra que lá no início deste texto, dizíamos que o astrólogo também é encontrado no mapa? Pois então, essa é a hora de entender melhor o que queremos dizer com isso.



ASTROLOGIA 5 -


astrologia 5: daímon, escrita e horária 2

Estamos estreando neste ano o Astrologia 5. É o nosso modulo de estudos avançados, já que os fundamentos e as práticas astrológicas já foram apresentados nos módulos anteriores. Você que já faz os 4 primeiros, poderá fazer o módulo inteiro ou apenas a disciplina que deseja.


Vamos estudar Daímon (Epikratetor, Oikodespotes, Kyrios) segundo Porfírio;


Horária 2, a astrologia horária como prática divinatória e não somente de adivinhação;


e, por fim, Escrita Celeste, a prática com o versar oracular.


Para conhecer a equipe de professores, clique aqui.



TCC -


logo mais o dizer: TCC facultativo a quem fez os módulos anteriores

E quando o estudante achou que acabou, tem o TCC pelo caminho.


Nos últimos 4 anos da escola, abrimos ao estudante a possibilidade de desenvolver pesquisa em uma das áreas de atuação da astrologia e colhemos 15 trabalhos espetaculares, os quais listo a seguir:


Grande Othelo, luminar da dramaturgia brasileira, por Yxapy Rendy

Uma obra de Júpiter – os discos da Legião Urbana através das Revoluções Solares de Renato Russo, por Mariana Piky Candeias

Lua-Livro cartas 1964-1974 Lygia Clark Hélio Oiticica, por Faetusa Tirzah

Picasso vai à guerra – o mapa astral de Guernica, por Dani Menezes

Sob o Céu de Salvador, uma insurreição popular – a carta astrológica da Revolta dos Malês, por Thais Silva

Promessas natais e o tempo na astrologia da saúde – um estudo, por L. Rodrigo

Pedagogia do Exílio: o céu de Paulo Freire, por Bela Parada

Um daímon solidário para Anita Leocádia Prestes, por Dani Figueiredo

Saúde Mental nos Mapas de Nascimento pelo olhar da Astrologia Tradicional, por Mirna Góes

O mapa da fundação do Estado de Israel: uma análise através das Estrelas Fixas, por Analu Bambirra

Júpiter e Saturno sob o signo da guerra fria – a grande conjunção de 1961, por Caroline Araújo da Luz

Eu sou como eu sou: poéticas da ecdise no céu de Torquato Neto, por Lucas Coelho Pereira 

No Céu de Manoel - Quando os planetas se encontram, é de poesia que estão falando, por Viviane Dias Moreira 

La Bruja: uma criação literária baseada em conceitos astrológicos, por Edna Froes 

Ascensão do luto burguês: o surgimento dos cemitérios secularizados no passo das grandes conjunções, por Sara Santos

 

A função da escola é produzir conhecimento. Grato a orientandos, orientadores e a todos que incentivaram de algum modo que essas pesquisas pudessem acontecer. Que venham muitas, muitas outras pela frente, a astrologia agradece.

 


PROFESSORES -


rostos dos professores mariana, ana, thamires, julia e joão

Professores da Formação em Astrologia, em ordem alfabética, como na chamada dos estudantes:


Ana Thomazini Racy, graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professora, astróloga, taróloga e escritora. Desde 2015 escreve no seu perfil @vespertinastrologia). Recentemente publicou estudo sobre Stella do Patrocínio, na edição 3 da revista de astrologia Cazimi.


João Acuio é astrólogo, professor e escritor. Diretor da escola e editor da Revista Cazimi de Astrologia, desenvolvedor do Oráculo Andaluz e criador do Tarot Furtado. É quem produz conteúdo do instagram da @saturnalia_ Na Cazimi 3, desenvolveu estudo sobre Daímon segundo Porfírio.


Julia Garcia de Oliveira é professora, astróloga e escritora. Compõe a coordenação pedagógica da escola. Formada em Letras, é uma das luzes da @luzeira.astrologia e nossa especialista em Fernando Pessoa e heterônimos. Praticante de astrologia das natividades e horária. É quem produz a agenda astrológica da escola.


Mariana de Oliveira Campos é astróloga, professora e escritora. Uma das luzes da @luzeira.astrologia Graduada em Letras - Português e Espanhol, atualmente se dedica à pesquisa de seu doutorado em Ciências Literárias (UFRJ) com enfoque em oráculo, linguagem e psicanálise. Editora da Cazimi - Revista de Astrologia e coordenadora pedagógica da escola.


Thamires Regina Sarti é astróloga, professora, historiadora e escritora. Mestre e doutora em História Social pela Unicamp. Escreve diariamente no seu instagram @astrologues.fluente, onde, sob a mesma identidade, realiza uma série de podcasts. É também coordenadora do TCC em Astrologia da Saturnália.


PERGUNTAS FREQUENTES -





  1. As aulas são gravadas? Sim, são. Porém, é preciso comparecer às aulas on line e ao vivo, no dia e hora marcados. As gravações das aulas são disponilizadas na área do estudante a cada 4 aulas dadas, isto é, ao fim de cada mês. O estudante terá acesso às aulas até um mês depois da conclusão do semestre.

  2. Há exercícios no curso? Sim, na área do estudante, ao término de cada tópico tratado, há exercícios a serem feitos. Desta maneira, terá como avaliar a sua compreensão dos assuntos tratados.

  3. Tem material didático? Sim, em toda aula, além dos slides caprichadíssimos, são disponibilizados trechos de obras, livros de domínio público e solicitado a leitura obrigatória do livro que adotamos para apoiar este percurso formativo: Tratado das Esferas (Luis Ribeiro e Helena Avelar).

  4. Quantas aulas posso faltar? De preferência nenhuma, mas é obrigatório 75% de presença, isso quer dizer, que, se for preciso faltar, que seja uma aula por mês. Como as aulas são gravadas, poderá recuperar a aula perdida.

  5. Quantas aulas são por módulo? São 16 aulas, uma vez por semana. Mas também haverá Plantões de Dúvidas para que possa sanar dúvidas que possam persistir. Além dos Plantões, haverá uma aula-extra sobre algum tema relevante à nossa Formação. Tanto os Plantões quanto as Aulas-extras serão em horários alternativos, geralmente no sábado. Encontros que serão gravados, caso não possa estar presente no dia.

  6. Posso participar do grupo de leitura disponibilizado pela escola? Sim, claro, recomendamos. Há um grupo de Leitura Conjunta toda terça-feira, 18h, onde é feita a leitura em grupo de alguma obra fundamental. É muito vigorante ler junto com demais colegas.

  7. As Sextas Astrológicas fazem parte da Formação? Sim, elas fazem parte. Porque tratam de encontros onde serão aplicados conceitos visto em aula. São encontros informais, ora presenciais, ora pelo canal da Saturnália no Youtube. Astrologia se aprende praticando e observando como professores e colegas a praticam. Em outras palavras, as Sextas Astrológicas e todos os demais eventos da escola sempre estão a serviço da Formação proposta.

  8. É obrigatório fazer o TCC? Não, não é obrigatório, mas recomendamos. Porque é através dele que o estudante se empodera ao fazer uma pesquisa de sua predileção. É claro que o TCC pode ser feito em algum momento após os dois anos obrigatórios da nossa Formação, isto é, os Astrologia 1 a 4.

  9. O módulo Astrologia 5 faz parte da Formação? O Astrologia 5 é para quem quer continuar os estudos e avançar em alguns tópicos avançados. Estudar astrologia é um ato permanente, sempre temos algo a mais para aprender.

  10. Tem certificado? Sim, a cada fim de módulo, na própria área do estudante, poderá emitir seu certificado.

  11. Depois de matriculado, caso eu desista do curso, pago multa? Sim, você pode cancelar sua matrícula até 7 dias após, terá seu dinheiro devolvido. Após 7 dias, se cancelar por alguma razão, será aplicada multa acordada em contrato (vide o contrato na secretaria). Após o término de cada módulo, poderá fazer o trancamento do curso. Poderá voltar de onde parou dentro do prazo de dois anos após o trancamento.

  12. A carteirinha da escola dá direito a meia entrada no cinema e shows? Olha, embora a carteirinha não seja a oficial da UNE, ela nunca foi recusada nos cinemas ou shows. Além disso tem a vantagem de lhe conceder descontos junto a tarólogos e astrológos da escola. Conheça-os aqui: SERVIÇO Todo estudante matriculado em 2024, receberá sua carteirinha Saturnália pelos Correios, por isso, mantenha atualizado seu endereço na secretaria digital da escola.



PARABÉNS! Se Você chegou até aqui recebeu um cupom de frete grátis em qualquer compra na nossa Editora Pogo. O cupom é saturnalia, clique aqui.





Venha! Venha estudar com a gente!


data de início das aulas e e-mail

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page