top of page

LIÇÃO 4 - MOVIMENTO PRIMÁRIO, CASAS ASTROLÓGICAS E JÚBILOS

Atualizado: 25 de out. de 2024

Este texto é parte integrante da Selina 2 - Jornal de Astrologia. Autor: João Acuio



28. Um dia, o Sol nasceu e pariu o dia; em seguida, deu uma volta inteira, criando todas as coisas que existem no mundo.

29. Hoje, toda manhã, quando o Sol nasce, recria o primeiro dia, não por nostalgia, mas por ser sua função.

30. O Sol, ao nascer, cria o dia e, ao criar o dia, cria também a primeira porta do mundo, o horizonte.

31. Todo dia o Sol cria, habita e percorre uma casa do mundo: grosso modo(1), das 5h às 7h, a casa da vida; 7h às 9h, o cárcere dos maus espíritos; 9h-11h, a morada dos bons espíritos; 11h às 13h, a casa dos feitos e o meio do mundo (M.C.); 13h às 15h, o templo de deus; 15h às 17h, a morada da morte e portão de descida; 17h às 19h, a casa do antagonista e o ocaso da luz; 19h às 21h, a morada das enfermidades; 21h às 23h, o lar das crias e do gozo da vida; 23h às 1h, o fundo do mundo (F.C.) e seu fim; 1h às 3h, o templo da deusa; 3h-5h, a casa dos aliados e portão de subida; e o Sol, subindo, dá à luz ao próximo dia, como sempre.

32. Num dia inteiro, o zodíaco todo gira --- a isso chamamos de movimento primário.


ree


33. O Sol criou todas as coisas do mundo, até a morte é sua cria.

34. Num dia, os planetas ascendem, chegam ao meio do mundo, ao ocaso, ao fundo do céu e visitam as casas onde festejam e são festejados.

35. Mercúrio faz festa e é festejado na 1; Saturno, na 12; Júpiter, na 11; o Sol, na 9; Marte, na 6; Vênus, na 5 e a Lua, na 3.

36. Há um mundo dentro de um dia.




ree

(1) Nesse caso, "Grosso modo”, porque é sabido que, para determinar a hora exata do nascer e do pôr do Sol, além do dia, é preciso da localidade na qual é observado o fenômeno. Além disso, há, basicamente, dois métodos para determinar o nascer e o poente do Sol. No sistema clássico, usado na astrologia tradicional, o nascer do sol ocorre quando o ponto chamado Ascendente (que é o grau do zodíaco que está se elevando no horizonte oriental) coincide com o centro do Sol. De forma simplificada, para o conhecimento popular, é quando o Sol está exatamente no ponto em que começa a emergir do horizonte no leste. Por outro lado, o pôr do sol acontece quando o Descendente (o ponto do zodíaco oposto ao Ascendente, localizado no horizonte ocidental) coincide com o centro do Sol. Esse é o momento em que o Sol, ainda para o conhecimento comum, está exatamente se pondo no oeste. Esse método, de forma proposital, ignora a refração atmosférica. A refração é o fenômeno causado pela atmosfera da Terra que faz com que a luz do Sol se curve ligeiramente, alterando a percepção exata do momento em que o Sol "aparece" ou "desaparece" no horizonte. O método de cálculo de nascer/pôr do sol aparente é mais ligado ao que percebemos no mundo físico, ou seja, como o Sol parece se mover no céu aos nossos olhos. O nascer do sol aparente acontece quando o bordo superior do disco solar (não o centro) começa a surgir acima do horizonte. Isso inclui o efeito da refração atmosférica, que faz o Sol parecer "nascer" alguns minutos antes do que seria o nascer do sol a partir do seu corpo, baseado apenas na geometria e na posição dos astros. O mesmo acontece com o pôr do sol aparente, que ocorre quando o bordo superior do Sol desaparece no horizonte, mas um pouco mais tarde do que no cálculo do pôr do sol clássico. Isso acontece, porque a refração atmosférica retarda o momento em que o Sol parece descer completamente. No software de astrologia Janus, encontram-se esses dois modos. A variação do aparente para o clássico são de alguns minutos. Em relação ao método clássico, no método aparente, o Sol nasce antes, mas se põe depois. O clássico é o método mais comum utilizado nas diversas calculadoras de dia e hora planetárias constantes da web.

_______________________________________________________________________________________



A versão impressa da Selina 2 estará à venda em novembro. Nessa versão terá o quadro de dias e horas planetárias em grande dimensão. E também o Lunário-Efemérides 2025.


A Selina 1 você pode pedir a sua clicando na imagem abaixo.



ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page