top of page

Luiz Inácio Lula da Silva

Atualizado: 28 de fev. de 2023

A seguir 3 textos assim como foram publicados na página da Saturnália no facebook. Mantenho a coloquialidade típico de postagens em redes sociais.






MARCIAL (1)


Luiz Inacio Lula da Silva nasceu dia 27 de outubro de 1945, 6h13, Garanhuns, PE. Sol, Ascendente e Mercúrio em Escorpião, Vênus e Júpiter em Libra, Saturno, Marte e Lua em Cancer, Meio-Céu e Fortuna em Leão.


A Fortuna é chamada de Horóscopo Lunar, é um Ascendente. Leão então levanta o destino do Lula assim como o Escorpião que mantém erguido o seu ferrão onde quer que esteja. O Lacrau é aquele que pensa em política até na hora do lazer. Leão é aquele que emana autoridade.


O regente do Ascendente é Marte, rei do Escorpião, signo onde está o Sol segurando uma lança de comando e Mercúrio, o planeta da inteligência, que se encontra jubilado.


Marte encontra-se em Cancer conjunto a Saturno que também sofre a condição de exílio. Ambos nos termos de Júpiter. Marte conjunto a Saturno em detrimento = fome. Marte-Saturno na 9 = desbravamento dos saberes que governam o homem e a sociedade. Política, religiosidade, saberes. A Lua, a que anima essa posição, encontra-se domiciliada. Lula em Cancer.


Marte, além de ser o regente da primeira casa, apontando onde está o corpo e o espírito do nativo, é também o Almutem da Carta. E o Almutem é sempre vitorioso. Luiz Ignacio Marte da Silva, Marte na 9, encontra-se na casa dos estudos superiores, sonho, justiça e religiosidade.


Lula tem apenas o primário, mas foi ele que construiu mais universidades na história do Brasil e, o mais importante, o acesso à universidades públicas a quem sequer sonhava com isso (quem construiu as políticas de acesso foi o seu ministro da educação, Fernando Haddad). Lula sonhou e, como um marcial, foi lá e fez.


Marte no signo da Lua, Lula honra sua mãe.


A 9 aponta também proximidade a política, filosofia e religiosidade. O PT é a reunião de trabalhadores organizados, sindicalistas, intelectuais, artistas e movimentos eclesiáticos de base. Marte-Saturno e Lua na 9.


Também curioso notar a política externa de sucesso do Governo Lula, assunto de Casa 9, território do estrangeiro. Pela primeira vez em sua história, o Brasil ousou o protagonismo internacional. O BRICS é fruto disso.


E ousar é característica de quem tem o Almutem ~ Marte ~ conjunto a Proccyon, a alfa do Cão Menor, estrela que destina o caminho de Icário, pai de Erígone, aquele que ousou oferecer vinho, o néctar de Baco-Saturno, ao seu povo. Luis Icário Lula da Silva.


Lula tem outras estrelas fixas de renome em seu nascimento. Princeps, a delta do Bootes, também conhecido por Boiadeiro ou Icário mais uma vez, estrela que está a 3 do Escorpião, isto é, junto ao Sol, luminar que rege tanto a Fortuna quanto a Casa 10, a dos feitos. O Meio-Céu do Lula é Leão. Princeps, a estrela da lança do Boiadeiro, destina a função de rei. É a estrela do governante.


Bom, mas na terça que vem eu continuo essa história.

Até lá!


01 10 2019





MARCIAL (2)


Eu disse na terça-passada que hoje escreveria sobre o ódio que vaza no Brasil. Mas deixarei esse intento para terça-feira da semana que vem. Hoje ainda quero permanecer nos elementos básicos no mapa de Luiz Inácio Lula da Silva.


Na semana passada, muitos me alertaram que o Lula teria nascido no dia 06 de outubro e não no dia 27. Há uma discussão quase secular de quando seria a data exata no nascimento daquele que se transformaria, desde os anos 70, no maior líder popular do país. É importante dizer que o mapa em que me baseio, dia 27 out 1945, 6h13, Garanhuns – PE, foi testado por mim, comparando eventos com a régua das técnicas de previsão. Procedimento que também fiz com o do dia 06/out. Por entender que o do dia 27 corresponde melhor aos eventos, adotei e permaneço estudando esse mapa.


TEMPERAMENTO

O Lula é predominantemente da ÁGUA, temperamento Fleugmático. (Sigo o cálculo do Robert Zoller).


É característico a quem é movido pela Água, ter um corpo redondo e uma inteligência que se liga ao mundo pelo o instintivo. A Água é uma inteligência da sobrevivência.


Os signos Caranguejo, Escorpião e Peixes nos lembram disso.


O temperamento da Água, por onde passa, inunda o espaço com a sua presença. Ocupa o espaço de forma silenciosa, sem apresentar resistências, contornando obstáculos. Por isso Lula nunca teve dificuldade de discursar (Mercúrio Jubilado) a milhares de pessoas, já que se conecta com a Água de cada um, ao instinto de sobrevivência de cada um.


É também por conta da Água que Lula nunca teve dificuldade de dissolver as resistências de quem quer que seja. Curiosamente, essa característica é tanto motivo de crítica quanto de apoio à sua atuação na vida pública.


A Água recebe e dá vazão. A sua função é manter o fluxo. Já o seu drama maior é estagnar.


A Água é o temperamento da empatia, da compaixão, da memória e da concórdia, já que ao polir a pedra com água corrente, desfaz, com o tempo, qualquer lasca pontiaguda que por ventura venha a topar. Fernando Pessoa associa o temperamento Fleugmático à sabedoria.


É também condição daqueles que enfrentam a raiva, o ódio e a mágoa. E dos que possuem memória extraordinária.


A Água é tenaz. (Procure no dicionário o significado dessa palavra).


A Lua é de temperamento Fleugmático. E não podemos deixar de aproximar o nome Lula à Lua e também aos animais aquáticos. Inclusive os seus detratores o chamam de Lula Molusco. Outros o associam à sabedoria de Oxalá, já que este tem o Igbin como animal-totem.


O fenômeno messiânico também está associado ao temperamento Fleugmático.


O segundo Temperamento do Lula é o Melancólico. Natureza ligada a Saturno e o seu destino de encarnar, de assentar, de lidar com a realidade terrena. (Outro dia comento mais sobre esse temperamento).


ALMUTEM

Segundo o astrólogo Ben Ezra (séc. XII), o cálculo do Almutem nos revela o daimon de uma vida.


Daimon significa a força motriz de uma natividade, uma força estranha que nos liga aos céus e à terra, à natureza e ao propósito primeiro e último do nosso enlace com a história do mundo. Almutem é o gênio do Destino.


Essa é uma maneira de apontar o signo que encarnamos e a quem destinamos uma vida. O Almutem do Lula é Marte, o Deus Ferreiro, ou Deus Metalúrgico, como queira.


A liga do Lula com Marte é tão grande, que o Almutem até em seu nome dá indício: Inácio, Ignácio, Ígneo. Mesmo que a origem da palavra Ignacio seja incerta, é possível foneticamente aproximá-la a ígneo. E ígneo é fogo. “O Filho do Fogo”.


O gênio do Destino dá às caras nos nomes e apelidos. Marte é do Fogo, e sua função, como um hábil metalúrgico, é transformar os metais. E brigar.


Lula é filho do Fogo que dá movimento e ânimo à Água, às paixões do mundo. Talvez não tenha pessoa no Brasil mais amada e odiada. As águas fervem.


Lula é um Marte de Água sobre os temperamentos da Água e da Terra, suas bases. É um Marte intensamente tenaz.


É dele o discurso de que se não vamos à luta, então já estamos derrotados. É essa a condição de quem nasceu sob o signo de Marte, o gosto pela luta. Por isso, brigar até o último suspiro é uma condição imposta pelo Destino, pelo seu Gênio.


O Lula, como disse, tem Marte em Cancer. Marte no signo da Lua e Lua em sua própria casa, Caranguejo. No nordeste do Brasil, geralmente, que tem nome de Luís ganha o apelido de Lula. E aí, assim, o Velho Metalúrgico (Saturno está conjunto a Marte) ganha em seu nome, em seu centro, o dispositor do seu gênio: Luís Inácio LU(L)A da Silva. E é por isso que escrevi na terça passada, de que Luis Inácio Marte da Silva honra a sua mãe, Eurídice Ferreira de Melo, a Dona Lindu.


A Lua é a significadora essencial da mãe em mapas diurnos.


Na foto abaixo, vemos Lula, que se encontrava preso pela Ditadura Militar, acompanhando o cortejo de despedida de sua mãe. Era o ano de 1980. Em sua revolução solar, a Lua estava em Capricórnio, Lua exilada. Aliás, a mesma Lua da prisão do Lula em 2018.







A história é um vórtice.


Na próxima terça, o ódio que vaza pelas valas de Icário.


p.s.: Peço a gentileza de que comentários maldosos sejam guardados com quem os tem. Ofensas farão com que os transeuntes deste perfil sejam impedidos de permanecer neste espaço de troca e estudos astrológicos. Ok? Abrs e até breve.


foto: Lula acompanhando o cortejo de despedida de sua mãe, maio/1980


08 10 2019

Acuio



MARCIAL (3)


Luiz Icário Lula da Silva -


Lula tem Marte, o Almuten da Carta, e também o regente da Primeira Casa – o corpo do nativo – em Cancer conjunto a Proccyon, a alfa do Cão Menor.


O Cão Menor nos leva à história de Icário, o pai de Erígone, a que compõe a imagem e a mística do signo da Virgo.


Conta o mito que Icário, ao receber de Dioniso a sorte de preparar o vinho, assim o faz e serve aos seus. Esses, embriagados, acusam Icário de ter envenenado ‘aquele suco de uva’. Tomados pela loucura e ódio, matam-no e enterram-no. O corpo de Icário é encontrado por seu cão, Mera, o qual arrasta Erígone até a cova do pai.


A filha, tomada de dor e sede de justiça, enforca-se num pinheiro, mas não sem antes de clamar a Dioniso que as mulheres da cidade, tomadas de frenesi, fizessem o mesmo. E é o que acontece. Os homens desesperados ao verem mães, filhas e esposas mortas, imploram pela clemência do Deus do Vinho que se apaixonara por Erígone e com ela pretendia se casar. Dioniso concede trégua e paz, mas exige que uma festa seja celebrada todo ano a ele. Essa celebração será conhecida pelo nome de Festival da Vindima. Erígone, Mera e Icário são alçados aos céus nas constelações de Virgo, Cão Menor e Bootes, respectivamente.


O mito do apedrejamento político está constelado no Brasil desde 2013. Esta é o ano em que o Cão Menor sobe por antíscia ao Meio Céu do mapa do Brasil, constelando a história trágica de Icário a todos nós. MC do Grito do Ipiranga progredido a 3-4 de Gêmeos antíscia a Cão Menor 26/27 Cancer. Também em 2013 o Sol progredido do Brasil chegara a 26 de Peixes, portanto, em Trígono com o Cão Menor, a 26 de Cancer. A Lava Jato nasce um ano depois com o Sol no mesmo grau, a 26 de Peixes.


Em 2017, também a Lua progredida do Grito do Ipiranga caminhou até Cão Menor.


No mapa do Lula, temos Júpiter progredido a Icário (Arcturus), e Marte, seu Almuten, ele próprio, seu corpo, retornara, por progressões, ao grau natal do Cão Menor. O destino do Brasil e Lula foram trançados com o mesmo fio, em outras palavras.


Luis ICÁRIO Lula da Silva.


E recentemente até Erígone deu às caras.


A atriz Fernanda Montenegro, a primeira dama do teatro brasileiro, e todos sabem que o teatro é território de Dioniso, com o seu Sol natal conjunto a Spica (Erígone) e Arcturus (Icário), no último mês de setembro, posou para capa da revista Quatro Cinco Um, onde encontra-se amarrada numa pira de livros. Fernanda Montenegro, sem saber, encenou a dor mítica de Erígone no teatro da sociedade brasileira.


No mapa do Brasil, o mito de Icário, a do ódio dirigido a alguém que ousou servir o mel do melhor aos seus, cede lugar, aos poucos, a outra Estrela Fixa, Aldebaran, que se encontra a 9 de Gêmeos. O MC do Brasil aproxima-se do ‘Olho do Touro’, uma das estrelas reais do Mundo, que narra o advento de novos rumos, novos tempos.


Mas eu, particularmente, espero que os velhos e os novos tempos façam apenas uma coisa: com que jamais esqueçamos de prestar homenagem a Dioniso.


Evoé, Luiz Icário!


15 10 2019


*


O meu nome é João Acuio e esse é o terceiro texto e último sobre o destino de Luiz Inácio (Icário) Lula (Lua) Marte da Silva; o mapa que utilizo para o Brasil é o chamado ‘Grito do Ipiranga’, 07 09 1822 16h30 São Paulo – SP; já o mapa do Lula, adoto o do dia 27 10 1945, 6h13, Garanhuns – PE.

Um abraço e até breve!


1.798 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Belchior

留言


bottom of page