top of page

LIÇÃO 8 - LUNAÇÃO E AS 11 FASES

Atualizado: 25 de out. de 2024

Este texto é parte integrante da Selina 2 - Jornal de Astrologia.

Autor: João Acuio



59. A Lunação pode ser dividida ainda em 11 fases (6):

a) começa na Lua Nova, na conjunção Lua e Sol propriamente dita;

b) Lua a 12-15 graus do Sol: eis o primeiro risco de Lua, fase chamada de Luz, que segue até 45 graus;

c) de 45 a 90 graus, é a Crescente;

d) o Primeiro Quarto começa a 90 graus do Sol;

e) 135 graus é quando começa a Gibosa Crescente;

f) 180 graus, a Cheia;

g) o dia seguinte à Cheia, 12-15 graus, chamada de Luz Decrescente, que segue até 225 graus;

h) 225 graus a 270, Gibosa Decrescente;

i) 270, início do Último Quarto;

j) 315, Gibosa Minguante;

l) 345, começa o Ocaso da Luz até a Lua desaparecer.

60. Quanto às regências:

a) a conjunção é governada pelo regente em que ela acontece;

b) a Luz é governada pelo regente do Signo (7), por quem a Lua olha e, essencialmente, por Mercúrio, o distribuidor; é essa fase que dá o tom da primeira parte da Lunação; a Lua segue até 45 graus e Mercúrio continua, essencialmente, governando;

c) a fase Crescente é governada pelo regente do Signo, aspecto e por Vênus;

d) o Primeiro Quarto, idêntica a fase anterior;

e) a Gibosa Crescente, pelo regente do Signo, aspecto e pelo Sol, essencialmente;

f) a Fase Cheia, somente pelo regente do Signo e aspecto;

g) a Luz Decrescente, pelo regente do Signo e aspecto que faz; é a fase que determina o tom da segunda parte da Lunação; fase que segue até 225, comandada pela regência do Signo, aspecto e por Marte, essencialmente;

h) a Gibosa Decrescente, a Lua 225 do Sol até 270, fase regida pelo Signo, aspecto e por Júpiter;

i) Lua a 270, Último Quarto, governada pelo regente do Signo, aspecto e por Saturno;

j) a 315, Gibosa Minguante, pelo regente do Signo, aspecto e Saturno, essencialmente;

l) a 345, o Ocaso da Lua, pelo regente do Signo e aspecto, revelando o que desaparecerá em seguida.

61. Nada se passa igual a um dia, nada se passa igual a um ciclo das luzes.





____________________________________________________________

6. VALENS, Vettius. Antología: Las once fases de la luna y la influencia de sus efectos. Tradução para o espanhol de Gonzalo Herrera Lozano. Tradução da versão inglesa de Mark T. Riley. Edição própria. p. 118.

7. Na Astrologia, a palavra "Signo" pode ser escrita com inicial maiúscula quando é usada em um contexto específico, especialmente porque se trata de “Zodíaco”, para destacar a importância dos Signos zodiacais como conceitos. Por exemplo, em frases como "O Signo de Áries é regido por Marte", o uso de "Signo" com inicial maiúscula pode ser uma escolha estilística para enfatizar o conceito astrológico. Essa capitalização é mais comum em textos de astrologia que tratam os Signos como elementos significativos, quase como se fossem nomes próprios. No entanto, não é uma regra gramatical obrigatória, mas sim uma convenção estilística para trazer especificidade técnica ao uso astrológico. Em contextos mais informais ou em textos gerais, "Signo" pode ser escrito com minúscula, seguindo as normas tradicionais da língua portuguesa.


____________________________________________________________


Na versão impressa da Selina 2, terá: quadro com dias e horas planetárias e também o Lunário-Efemérides 2025. Para adquirir a Selina 1, clique na imagem abaixo.









Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page